A outra mini-caçada desta semana é dedicada a Grimm: Dark Legacy, da ArtPlant e publicado pela GamesCo.

Grimm: Dark Legacy tinha tudo para ser um óptimo jogo. Não tinha tudo, tinha muita coisa, mas conseguiu apenas ser um bom jogo, a cair para o razoável.

Em 2013, já um pouco atrasado, comecei a seguir a série da NBC Grimm, gostei do conceito dela, um descendente dos Grimm, guardiões cuja função é manter o equilíbrio entre a humanidade e os Wesen, criaturas míticas de aparência humana a não ser aos olhos deles mesmos e dos Grimm. As aventuras de Nick são interessantes, mas deixei de as seguir desde o final da terceira temporada, o jogo, inicia-se com uma das suas investigações de crimes entre os Wesen, enquanto ele lê o diário de um dos seus antepassados para descobrir pistas acerca de que criatura pode ter cometido os crimes.

Somos então transportados para uma Europa medieval onde o nosso Grimm particular vai embarcar numa viagem pela continente em pequenas missões e caçadas num ambiente quase Diabloesco. Digo quase porque quando peguei no jogo foi a impressão que me deu, depois apercebi-me que era mais survival, ao estilo de Don’t Starve, do que propriamente um action RPG.

Onde é que cai a qualidade de Grimm: Dark Legacy?

Pequenas coisas. A premissa da série é óptima, o facto de usarem os Wesen como base e poder estudá-los no diário é óptimo, assim como a viagem pelos países onde tradicionalmente encontraríamos essas criaturas mitológicas do velho continente, começando aqui mesmo na Península Ibérica e progredindo para o resto do mundo conhecido na altura.

Mas isso não é o suficiente, o jogo podia ter mais, as missões podiam ser mais ricas assim como os cenários de jogo, não consigo explicar mas dão-me sempre a impressão de ficarem aquém do que podiam ser. É pena, porque como em tantos outros casos, um ambiente tão rico merecia mais do que é providenciado. Até em pequenos pormenores como a customização do nosso personagem (especialmente para um jogo que originalmente era apenas online, com grande foco em multiplayer) onde existem apenas dois modelos e a nossa única opção é uma alteração aleatória do esquema de cores do mesmo.

Grimm, merecia mais do que Dark Legacy dá, é um jogo interessante para quem gosta do estilo, e tenho a certeza que vou jogar mais durante algum tempo, mas sempre consciente de que está aquém das minhas expectativas dele.