Esta semana quero-me dedicar a mini-caçadas, em vez de englobar alguns jogos num artigo, prefiro fazer pequenos textos sobre cada um deles. Para a semana quem sabe? Outra coisa qualquer, ou até nada, porque vou estar a gozar as minhas merecidíssimas férias natalícias.

Vamos começar com Orczz, da Camel 101. Este tower defense colocado num ambiente fantasioso (como geralmente são) traz pouco de novo à fórmula. Mas não é por isso que não deixa de ser um pequeno jogo agradável. Chamo-lhe pequeno jogo sem preconceitos, mas porque é assim como vários dos seus semelhantes como Plants Vs. Zombies, não tem um enredo complexo, nem um ambiente profundo, é o que é, e não tem mal nenhum nisso.

Orczz vai buscar a sua inspiração à fantasia pseudo-medieval onde controlamos os cavaleiros da ordem da caneca que protegem o hidromel das hordas de orcs que o querem roubar. Não sei porquê mas isso parece tirado de um fim-de-semana qualquer em Óbidos com alguns dos meus amigos. Óbidos ou qualquer outro local onde se encontrar hidromel, esse doce néctar dos deuses, recompensa dos valorosos, dador de ressacas…

Apesar de eu gostar bastante da temática de Orczz, da animação e até do estilo de jogo, tem as suas falhas. Não notei problemas técnicos, nem bugs, gosto do estilo artístico quase infantil, e dos mini-jogos, mas há duas falhas que não consigo deixar de levantar, sendo a primeira que acho este jogo muito mais apropriado para um ambiente mobile que para o PC, o que se percebe visto esse ter sido o desenvolvimento original do jogo.

A segunda e mais importante é a falta de estratégia. O que caracteriza, na minha opinião, um grande tower defense dos seus concorrentes é a estratégia, o facto de dentro do seu ambiente aparentemente básico puxar pela cabeça do jogador. Apesar da variedade de tropas e cenários, em Orczz a estratégia é pouca, contando com a colocação de força bruta em massa para proteger as nossas linhas em vez de obrigar-nos a pensar em que tipo de tropas colocar em que linhas, para defender a base de inimigos específicos.

Orczz não é um mau jogo, mas tem potencial para ser bem melhor do que é agora.