Uma vez mais a quadra natalícia recai sobre nós e presenteia-nos com calorosos momentos entre os nossos entes queridos, alguns dos quais se mantêm distantes durante o resto do ano tanto por motivos pessoais como profissionais, e aproveitamos essa mesma oportunidade para pôr a conversa em dia e também para distribuir lembranças na forma de presentes. Apesar de ser essa a essência da quadra festiva, nunca é mal pensado procurar inovar e recriar momentos interessantes para mais tarde recordar.

Visto que já há famílias que adoptam maratonas de filmes e, principalmente nos membros mais jovens, competições amigáveis no sofá de um qualquer videojogo que tal permita, porque não incorporar uma sessão de D&D? É claro que quantos mais participarem, melhor, mas não há problema nenhum em apenas assistir. Pode ser um simples one-shot e para aqueles que já levam a cabo longas campanhas, podem fazer algo temático. Em vez de explorarem uma nova masmorra, porque não recriar no jogo aquilo que já se faz à mesa? Seria apenas mais um extra. Uma vez que já existe uma troca de presentes, porque não as próprias personagens fazerem o mesmo? Também elas à volta de uma mesa, aconchegados pelo calor da lareira, a recordarem episódios pelos quais passaram e celebrando a uniam que partilham entre si. Para além destes pequenos momentos, podem também incluir algo mais imersivo. Talvez o Pai Natal (ou algo ou alguém semelhante) exista mesmo no vosso mundo e por qualquer eventualidade está impedido de desempenhar a sua função. O grupo, tomando conhecimento disto, decide descobrir o que se passa e, possivelmente, acabar por assumir o seu lugar nem que seja temporariamente. Não precisa necessariamente de ser uma coisa somente para a família. Os amigos também contam e também merecem. Quanto à ideia, sim, é um tanto ou quanto batida, mas não deixa de conseguir proporcionar momentos interessantes, principalmente quando em contexto de D&D.

Aquando da publicação deste artigo, estarão certamente todos no meio da azáfama de tratar de tudo aquilo que ficou para a última da hora, seja algo que ficou para comprar para alguém ou das milhentas receitas que irão adornar a mesa de Natal, dai a brevidade deste artigo. Queria apenas partilhar algo que seria certamente diferente. Eu vou tentar trazer isto para junto da família (e provavelmente falhar miseravelmente), e vocês?

Resta-me desejar-vos um bom Natal, com tudo a que tenham direito, calor familiar, mesa cheia e prendas q.b., incluindo aquela greatsword com +5 de ataque e mais 2d10 necrotic damage.