O ano está a acabar, já chegou o inverno e passou no Natal e antes de 2017 entrar, vou dar uma de evangelizador mais uma vez, bater à vossa porta e perguntar:

“Vocês têm um minuto para falar do salvador da Xbox One: Forza Horizon 3?”

Mais especificamente, depois das mais de 60 horas que tenho neste jogo, o que me tem preenchido até às actuais 70 e trocos é a expansão Blizzard Mountain. Pelo titulo pensavam que ia falar de um RPG?

Consegui, durante o último ano e meio esconder a minha paixão por carros e jogos de carros aqui no Rubber Chicken. Assim como o wrestling, carros e os seus jogos foram sempre arquivados na pasta de guilty pleasures, numa pasta diferente da de Cougar Town, mas um guilty pleasure por direito. Forza Horizon 3 conseguiu rebentar essa barreira e surpreendeu muita gente. Até meteu o nosso Editor-chefe Ricardo a “queixar-se” à Microsoft a dizer que me tinham estragado, a partir do momento que tive este jogo nas mãos fiquei damaged goods.

Este é o meu Shockwave. É estranho eu dar nomes aos carros?

Mesmo que virtuais, as estradas e campos da Austrália são perfeitas para amantes da arte automóvel, uma arte que está a morrer para uma indústria que de marca para marca é cada vez mais uniformizada pela globalização, o facto de em Outubro o último Ute da Ford ter sido produzido é o suficiente para marcar o início do fim. Temo o dia da distopia de ficção cientifica em que os carros vão ser todos modulos homegéneos sem a mínima identidade própria. Mesmo assim alguns de nós podem encontrar o seu conforto em alguns jogos como este, onde passo horas em corridas ou a pintar carros, ou até apenas a passear pela representação fantástica daquele país/continente. Que agora vem em branco também ;)

Blizzard Mountain é a expansão perfeita para FH3 porque estende o desafio e diversão às condições mais perigosas e emocionantes de condução, a neve. E o gelo também, mas maioritariamente neve.

Este é o meu Soundwave, tenho um certo tema recorrente em algumas das minhas criações artisticas.

Custa €20, o que acima do valor do jogo original (mesmo que apenas a versão base) é uma despesa considerável, mas acrescenta-lhe bastante valor. Ainda não consegui perceber se é possível comprar apenas a expansão pois ela diz ser stand-alone o que por definição permitiria jogar sozinha apesar de mais limitada, quem souber agradeço que me esclareça se quiser.

O que vem incluído em Blizzard Mountain?

8 carros exclusivos ou por aí, não tenho a certeza porque lhes perdi a conta mas vamos dizer que alguns, uma montanha coberta de neve, novas corridas e um novo modo de progressão chamado King of the Mountain, que me agrada bastante apesar do seu nome pouco original. Em Forza Horizon 3 vamos abrindo corridas e eventos ganhando fãs, num estilo level up com XP. Mas King of the Mountain é movido a estrelas, cada evento tem 3 estrelas (regra geral) e ganhamos uma por acabar o evento, duas por ganhar, 3 por ganhar e cumprir um objectivo pré definido. Ao acumular um certo número de estrelas desbloqueamos mais eventos, e repetimos o processo. Mas mesmo sem esta alteração (que pouco acrescenta ao valor de Blizzard Mountain apenas é uma mudança do paradigma instaurado previamente) o jogo ganha é na sua reprodução da condução na neve.

Leis da fisica? Ninguém tem tempo para isso!

Grande parte das corridas, tal como no jogo base, passam por vários terrenos. Não estamos só em estrada, temos asfalto limpo, asfalto com gelo ou até em offroad com neve fresca a uma altura considerável o que não faz grande diferença numa carrinha mas num Countach, Delta ou até num Mini Cooper é um desafio. Fazer um drift é bem mais fácil no gelo enquanto conduzir na neve impede a aceleração e até virar o carro, usar ou não pneus de neve acrescenta uma pitada de sal que algumas destas estradas bem precisavam e todas as combinações possíveis ajudam-nos a ter mais dentro do jogo. Continuamos com as liberdades às leis da física no que diz respeito a saltos e danos, mas isso é secundário, na condução geral e reprodução dos elementos é exímio. Fazer uma corrida de noite no meio de uma tempestade de neve é das experiências de videojogos mais estranhamente assustadoras que já tive.

Aqui a neve estava a começar a cair, ainda era bonita.

Forza Horizon 3: Blizzard Mountain é uma daquelas expansões que eu considero obrigatórias para quem gostou de FH3 tanto como eu, não me arrependo minimamente dos €20 que gastei nele. Se puderem comprem, é uma bela prenda de Natal para vocês mesmos, como esta foi para mim.