Quando jogamos um RPG, por norma iremos encarnar aquilo que somos ou até mesmo aquilo que gostaríamos de ser, algo que por sua vez, pode ser caracterizado num tipo ou forma de jogar. Há várias listas e ainda mais nomenclaturas, mas através da experiência, e após visitar outras mesas e examinar pergaminhos há muito esquecidos em bibliotecas sem nome, aqui fica a minha lista de tipos de jogadores de D&D:

O Actor – O Actor não é mais que o protagonista do grupo. É em torno dele que todo o mundo gira e ai dele que não o faça. Normalmente faz-se acompanhar de uma extensa e detalhada história de origem, e sempre que lhe for possível irá aproveitar toda e qualquer situação para se fazer ver e ouvir. O role-play é constante e puro, sendo todas as falas e comportamentos ditos in character. De certa forma, este tipo de jogador pode ser ainda dividido em dois sub-tipos, os que vêem os dados como um excelente estímulo ao improviso e aqueles que os vêem como o grande inimigo que os impede de dar à sua personagem o crédito e atenção que lhe são devidos.

O Sádico – Para o Sádico a única coisa que importa é matar e pilhar, seja como forma de descomprimir ou porque simplesmente gosta de o fazer. A história pode ser apelativa e rica em conteúdo, mas se a quantidade de confrontos não for proporcional, o Sádico pode aborrecer-se e procurar saciar a sua sede de sangue com qualquer, QUALQUER NPC.

O Estratega – Para o Estratega tudo se resume a planear o próximo passo e certificar-se de que ele será levado a bom porto. É um tipo de jogador que se mostra muito bom conhecedor das regras e tenciona mostrá-lo quando acha por bem. Para ele não chega que a sua personagem tenha um bom desempenho, mas sim a própria equipa. Durante um confronto ele poderá apoderar-se da miniatura de um companheiro de mesa e sugerir que ocupe outra posição, ou partilhar a sua opinião sobre a arma e/ou feitiços a serem usados, rapidamente seguidas de alternativas. Para além disto, é o tipo de jogador que mais pode conspirar contra o Dungeon Master acreditando que quando os planos são partilhados em voz alta à mesa, ele tratará de se certificar que não terão sucesso.

O Todo-Poderoso – Para o Todo-Poderoso a única coisa que importa é garantir que a sua personagem seja o mais badass e poderosa possível. É um tipo de jogador que procura as regras, não de uma perspectiva formal mas sim como forma de ver como é que as pode usar/explorar para garantir que a sua personagem fique mais forte a cada nível. Adoram ser quem desfere o golpe final, insistindo para que seja sempre algo épico, e a demanda por artefactos místicos poderosos é o seu chamamento ideal.

O Especialista – O Especialista pode assemelhar-se ao Todo-Poderoso, mas enquanto o último procura garantir que a sua personagem seja um deus entre mortais, o Especialista opta por garantir que a sua personagem seja única, algo que pode ser bastante literal. O Especialista acaba por preferir uma única classe e uma única raça, podendo muitas vezes jogar jogos diferentes (em contextos diferentes) com a mesma personagem.

O Contador de Histórias – Para o Contador de Histórias, como o próprio nome indica, o que importa é a narrativa e nada mais. As regras não passam de uma mera formalidade e quanto muito uma menor inconveniência. Muitas das vezes as suas personagens fazem-se acompanhar de pormenorizadas histórias de origem e procuram constantemente saber mais sobre o mundo que têm diante de si e dos seus habitantes. Procura sempre avançar com a narrativa e nada lhe dá mais prazer do que vê-la desenrolar.

O Espectador – O Espectador pode ser visto como um jogador mais casual. Para ele o que importa é passar um bom bocado com os amigos e partilhar bons momentos com eles em torno da mesa. É muito raro vê-lo a participar, principalmente do ponto de vista do role-play, podendo somente rolar dados, dizer o que pensa e descrever as suas acções de uma forma simples e directa.

O Cientista Louco – O Cientista Louco faz exactamente aquilo que se pode pensar, experimenta. Para ele o jogo não é mais que algo que existe para ser dissecado até ao tutano, seja através das regras ou interagindo (provavelmente de formas menos pacíficas) com NPCs procurando somente saber que reacção sucederia àquela acção.

O Instigador – O Instigador certifica-se de que estará sempre a acontecer alguma coisa. Muitas das suas acções advêm de um raciocínio de “só porque sim”. Muitas dessas decisões acabam por ser más ou até mesmo péssimas mas desde que os momentos resultantes tenham sido repletos de emoção e de adrenalina, para o Instigador nada mais interessa. É ponto assente de que não há momentos mortos quando há um Instigador no grupo.

Certamente que há vários jogadores que vão buscar um pouco dos vários tipos, principalmente quando procuramos uma mudança de cenário. Mas, de qualquer das formas e posto tudo isto, resta só mesmo perguntar: que tipo de jogador és tu?