A LeiriaCon é uma convenção de jogos de tabuleiro – que já conta com 10 anos de existência – tendo começado pela paixão de sete amigos por este hobby. Este grande evento teve desde a sua génese o objectivo de reunir os vários jogadores de jogos de tabuleiro portugueses ou estrangeiros, trazendo um espaço de partilha, muito divertimento e acima de tudo convívio. Tornou-se assim um ponto de encontro emblemático na indústria de Boardgames em Portugal, sendo também uma via para conhecer alguns dos jogos de tabuleiro nacionais realizados ou ainda em protótipo.

Foi a primeira vez que tive o prazer de estar presente neste Evento, no fim de semana de dia 28 e 29 de Janeiro,  o qual me surpreendeu verdadeiramente pela positiva, desde já pelo local onde este foi realizado. A Convenção LeiriaCon deu-se no Hotel Cristal Praia Resort em Vieira de Leiria, um local bem fresco na fase de Inverno (época do Evento), embora seja inegável a sua beleza. Mas esse não é o único ponto positivo! A verdade é que por apenas 89€, um fim de semana, com refeições incluídas, piscina e um excelente ambiente a jogar, tornam esta uma experiência agradável e compensadora para toda a família. Para quem não quis/pôde passar o fim de semana, havia também solução, existindo a hipótese de ir gratuitamente à Convenção.

Hotel Cristal Resort – Local da LeiriaCon

O ambiente era familiar, acolhedor e amigável aos jogadores pela primeira vez presentes no evento. Ao redor podíamos ver muitas famílias, com pessoas de todas as idades e géneros, grupos de amigos, os grandes “dinossauros” sábios dos jogos de tabuleiro, ou aqueles que por outro lado se encontravam ainda a iniciar. Sendo assim, apesar deste ser um evento focado em reunir jogadores de jogos de tabuleiro, os quais já se integraram minimamente no hobby, não deixa  de ser, sem dúvida, um evento receptivo a iniciantes. Tal é confirmado por Luís Costa, um dos organizadores da Convenção, que referiu em entrevista para a Rubber Chicken “Não fechamos a porta aos curiosos, embora este seja um evento que na sua génese é um encontro de jogadores de tabuleiro”.

Família presente na LeiriaCon

Família presente na LeiriaCon

A Convenção deu-se em três pisos do Hotel com salas amplas e bem fornecidas de mesas e cadeiras disponibilizadas aos visitantes. Como demonstração do grande crescimento, tanto da indústria dos Jogos de Tabuleiro, como também da convenção LeiriaCon, Luís Costa refere ao Rubber Chicken que no ano 2015 a terceira sala deste hotel teria sido utilizada como sala de refeições, já no ano de 2016 foi utilizada pela metade com jogadores e este ano ficou completamente lotada com jogadores, estimando-se que estiveram presentes cerca de 450 a 500 pessoas para a Convenção. A verdade é que as salas se encontraram cheias de jogadores apaixonados por este hobby ao longo deste fim de semana, e o número de pessoas tem crescido de ano para ano.

Ao entrarmos na primeira sala (no Piso 0) encontrávamos uma banca de venda de jogos de tabuleiro, na qual poderíamos tentar a nossa sorte comprando rifas. E se pensam que não compensava, garanto-vos desde já que sim, pois era grande a selecção de jogos que estavam a ser sorteados (dos quais tive a fabulosa sorte de trazer um) assim como outros produtos. Aqui encontrávamos também uma banca de jogos usados para venda em excelentes condições e ainda uma banca de aluguer de jogos de tabuleiro, – para jogar no momento – numa das muitas mesas disponíveis para o efeito. Seguindo pelo corredor, chegávamos à primeira sala de Jogo, encontrando uma série de mesas lotadas de pessoas a jogar um leque variadíssimo de jogos. Tal cenário não foi diferente no Piso 2 e no Piso 3, os quais se encontravam igualmente lotados (ver fotos no final do artigo). 

Loja de Jogos

Banca de Jogos para aluguer

Banca de Jogos Usados

Rifas da LeiriaCon

Na LeiriaCon, além de jogar os jogos de tabuleiro disponíveis, ou até trazidos pelos participantes, existia também a possibilidade de participar num dos três torneios que aqui se deram, tendo sido estes: um Torneio de Qualificação de 4 Lugares para o Torneio Nacional de Catan, o qual garantiu também uma das muitas variantes do Jogo Catan para o 1º e 2º Lugar; um Torneio do Jogo Português Estoril, garantindo a oferta do jogo ao premiado; e por fim um Torneio de Netrunner, o qual garantiu variadíssimos prémios relacionados com o jogo desde tokens de acrílico a cartas, a caixas de arrumação das cartas, etc.

Torneio do Jogo “Estoril”

No sábado à tarde deu-se também uma pequena cerimónia de entrega de prémios na qual a LeiriaCon ofereceu três Meeples de Prata a pessoas que estes consideram ter sido importantes para o desenvolvimento e crescimento do Evento LeiriaCon e o ilustre Prémio Paulo Inácio (nome oferecido em homenagem a um amigo do grupo organizador que contribuiu segundo estes para o desenvolvimento do hobby em Portugal), simbolizando o agradecimento a uma entidade ou pessoa que tenha feito ou esteja a fazer muito pelo desenvolvimento do hobbie em geral.

Os três Meeples de prata foram entregues a: Liliana Lucas, amiga do grupo organizador e Diretora da Quinta do Pinheiro, onde chegaram a ser várias edições da LeiriaCon; Manuel Ribeiro, um jogador reconhecido que instigou o primeiro encontro da LeiriaCon, tendo este dado a ideia para o nome do evento; e por fim Mac Gerdts, um autor reconhecido de jogos de tabuleiro alemão, que apadrinhou desde cedo este evento e se tornou grande amigo da sua organização. Já o Prémio Paulo Inácio foi oferecido à plataforma de internet Board Game Geek, cujo Administrador pediu a Richard Ham (mais conhecido por “Rahdo”), reconhecido youtuber de boardgames e antigo designer de jogos, para receber o prémio como representação.

Prémios Meeple de Prata – Manuel Ribeiro, Liliana Lucas e Mac Gerdts (da direita para a esquerda)

Prémio Paulo Inácio – Board Game Geek representada por Richard Ham

Equipa Organizadora junto de alguns dos premiados

À conversa com Luís Costa, quisemos perceber qual foi a reacção à adesão do Evento nesta edição e acabou por receber muito boas noticias em primeira mão para os entusiastas “A adesão ao Evento tem crescido de Ano para Ano e tal como costumamos dizer a LeiriaCon vai sempre existir enquanto pudermos e a verdade é que para o Ano que vem já existe acordo com o mesmo local (Hotel Cristal Praia Resort) para se voltar a repetir o Evento com mais uma sala disponível“. Estas são boas noticias para os entusiastas, podendo estes contar para o Ano 2018 com mais uma edição de LeiriaCon num local fantástico e central de Portugal.

A verdade é que não há duvida que a indústria dos Jogos de Tabuleiro está a crescer e eventos como este proporcionam uma experiência única para quem gosta ou é curioso. Luís Costa refere que o “aparecimento de maior quantidade de locais de venda deste tipo de produtos, como Fnac, Worten, Continente, etc. tem permitido uma maior recepção destes, assim como todo o contributo realizado por várias entidades e marcas como por exemplo a Devir Editores ou a Mesa Board Games que tem tido trabalho em editar jogos em Português assim como jogos de produção nacional. Têm também aparecido mais jogos de tabuleiro editados pelo próprio developer com auxilio de plataformas como o Kickstarter e tudo isso acaba também por influenciar o crescimento.”. 

Sendo assim, fica a dica de poderem para o ano planear a ida a esta fantástica Convenção, podendo até lá usufruir da imensidão de jogos de tabuleiro já existentes. Quem sabe não acabam por criar a regra aconselhada por Luís Costa que refere que “todas as famílias se deviam juntar para jogar um jogo de tabuleiro uma vez por semana, sendo esse um momento em que, no Mundo de hoje em dia, podemos de facto estar em família e em relação“.

Em baixo fiquem com algumas fotos do Evento:

Piso 0 – Sala de Jogo

Piso 1 – Sala de Jogo

Piso 3 – Sala de Jogo

Entrada para a LeiriaCon