Realpolitik – Corrente diplomática ou política baseada em considerações fundamentadas por circunstâncias ou factores ao invés de premissas ideológicas morais ou éticas.

Esta definição serve simplesmente para esclarecer que Realpolitiks, ao contrário do seu nome não é uma simulação de conquista realista, se esperam encontrar um simulador perfeito, podem ir já para outras paragens.

1 de Janeiro de 2020

O novo partido eleito toma posse de Portugal, inicia imediatamente as suas medidas de luta contra o desemprego e foca parte do orçamento no desenvolvimento de um serviço de saúde acessível a toda a população.

Jornal das Noticias Diárias

Há cerca de ano e meio, ainda corria o ano de 2015, quando deambulava pela Gamescom, conheci dois moços muito simpáticos do estúdio Jujubee, sem marcação ou problemas sentaram-se comigo numa sala onde entusiasticamente me mostraram dois jogos em que estavam a trabalhar. Um deles foi finalmente lançado e tenho andado a jogar Realpolitiks com bastante gosto. Até agora o que me havia sido prometido não tem falhado.

Realpolitiks é uma espécie de versão arcade dos clássicos gestores políticos como Europa Universalis, mais superficial e com alguns níveis adicionais de fantasia, mas sem problemas devido a isso.

22 de Junho de 2026

O governo português demonstra que as suas medidas económicas e educacionais são um exemplo a nível mundial, tendo um PIB elevado e eliminado o seu deficit por completo através de apoio à exportação e a energias renováveis. As suas relações com a vizinha Espanha estão melhores que nunca em especial com algumas regiões administrativas.

Diário da Nação 

Não podemos olhar para este jogo como olhamos para os outros, apesar de ser uma versão mais arcade a sua curva de aprendizagem não é simples nem rápida. Demoramos a aprender todos os menus que apenas posso dizer que tem um aspecto bastante soviético. Digo isto sem querer parecer ofensivo mas sempre tive uma ideia que a epítome do pragmatismo vinha da antiga URSS, aquela mentalidade limpa e funcional (à sua maneira) é perfeitamente visível nos seus menus que podem deixar alguns jogadores habituados a outros sistemas mais reticentes perante este funcionamento. Não é algo que me costume focar quando faço uma crítica a um jogo mas neste caso é um ponto crucial que pode influenciar bastante o quanto apreciamos, ou não Realpolitiks.

17 de Abril de 2031

Após a separação da União Europeia a nação de Portugalicia é fundada após o pedido de assimilação dos separatistas. O governo de Madrid ameaça os seus outros blocos enquanto Andalucia apresenta proposta de união à nova nação. A guerra no centro da Europa toma proporções cada vez maiores e ameaças de ataques nucleares são feitas todos os dias.

Diário da Nação 

Existem várias maneiras de jogar Realpolitiks, não só temos ao nosso dispor qualquer nação existente como temos vários cenários desde o mundo actual até cenários de guerra, apocalípticos ou de renascimento após esses. Há até a possibilidade de levar as nossas políticas para o espaço e colonizar outros planetas. Em meia dúzia de anos fictícios podemos tornar uma nação benevolente como o Canadá numa distopia autocrática, podemos criar um bloco totalitário baseado na Austrália englobando a nova Zelândia e alguns países do sudeste Asiático. Podemos ser um senhor da guerra manipulando aos poucos os nossos vizinhos e até concorrentes distantes, provocando conflitos enquanto comemos pipocas e esperamos que o vencedor delapidado das suas forças esteja pronto para sofrer a estocada final vinda da nossa ordem.

1 de Janeiro 2057

Povo da gloriosa nação de Portugalicia, Astúrias, Norte de Africa e Ilhas Britânicas!

Neste primeiro dia do ano de 2057 o nosso ilustre líder comunica ao seu amado povo que tudo está bem na nação, não há desemprego nem insatisfação perante o governo brilhante do nosso território. Fome e guerra assolam outras nações, radiação nuclear cobre quase todo o norte do continente americano infestado de mutantes.

Boatos infundados sobre os dissidentes considerados culpados de propaganda falsa, foram deportados para campos de recondicionamento educacional devem cessar imediatamente.

Os festejos da posse do nosso amado líder há 37 anos continuarão ordeiramente como planeado.

A Voz da Nação 

Vários jogos podem dar-nos a oportunidade de tentar fazer aquilo que constantemente criticamos nos governos que tomam posse do parlamento, Realpolitiks é das versões mais divertidas que encontrei de o fazer, leve o suficiente para manobrar sem grande esforço e complexo que chegue para ser desafiante para um jogador iniciado ou mediano nestas lides.

Resumindo tudo numa frase: Realpolitiks não é para jogadores hardcore do género de gestão política, mas é uma óptima porta de entrada para quem não os conhece.