As minhas próximas instalações artísticas no Rapaz-Ventoinha, digo instalações artísticas porque me apetece, vão ser sobre jogos de corridas, algo que raramente é considerado como um ex-libris da marca nipónica, contudo é certo e sabido que alguns dos melhores jogos de corridas de todos os tempos, alguns dos quais inspiraram outras séries noutras plataformas (com maior ou menor sucesso) saíram das consolas da Nintendo. Hoje vamos evitar os dois mais óbvios de quatro que sobre os quais vou escrever e focar apenas num, muitas vezes imitado mas nunca reproduzido o fantástico Wave Race 64.

Regra geral, quando alguém fala em jogos de corridas pensa-se imediatamente em jogos de carros, da mesma maneira que jogos de deporto é igual a futebol (pelo menos em Portugal a avaliar pelas outras modalidades que são focadas na secção de “desporto” nas noticias). Jogos de corridas e jogos de carros são obviamente coisas diferentes, mesmo os jogos de carros dentro da sua categoria tem vários estilos.

Prata da casa Nintendo, lançado em 1996 para a N64, Wave Race 64 conseguiu o que ninguém esperava, um óptimo jogo de corridas de Jet Ski. Hoje está graficamente ultrapassado a nível quase cómico, mas naquela altura a sua imagem era estonteante, Sunset Bay (que como o nome indica era uma corrida numa baía ao pôr do sol) era absolutamente linda. O sistema do jogo em si era simples. Escolhia-se um de 4 pilotos e faziam-se corridas marítimas nas quais além do trajecto principal tínhamos umas bóias pelas quais tinha-se que passar do lado certo, ao falhar esse lado perdia-se velocidade, e falhando 5 era-se desqualificado. Também havia a hipótese de fazer truques para boosts, mas isso era secundário, não era por esse aspecto mais básico que este jogo era tão bom.

Wave Race 64 tinha um ponto alto, algo que até aí tinha sido completamente impossível de reproduzir por razões que não me dizem respeito, e esse ponto alto era física de água, e controlo do Jet Ski. Não esperem… isso são dois pontos…

Wave Race 64 tinha dois pontos altos, física de água e controlo do Jet Ski, é isso. Toda a gente critica o comando da Nintendo 64 com os seus três manípulos, mas a verdade é que era e continuou a ser durante muitos anos o comando mais preciso em termos direccionais que existia no mercado. Comparem virar o Mário ou Link na N64 e Lara Croft ou Crash Bandicoot na PS.

Além de ter um controlo altamente preciso da direcção e inclinação do nosso veículo aquático, a água, as ondas, tudo tinha influência na nossa prestação. Não era só ir a direito, tínhamos que aprender e entender a força e ritmo do mar, jogar com ele a nosso favor, encontrar os espaços perfeitos para passar, ir no embalo do que cobre a maior parte deste planeta, ser como uma onda no mar.

Wave Race 64 foi depois reproduzido em Game Boy e para a Game Cube, mas não eram a mesma coisa, não tinham aquele toque mágico do original. Talvez na 3DS ou na Switch? Quem sabe?