Primeiro que tudo, não estou a convidar ninguém, o titulo do artigo é só figurativo.

2017 é um ano cheio de mudanças e novas energias e cenas, e hoje apetece-me falar de coisas diferentes, não me apetece cair nos jogos de vídeo mas sim em jogos de tabuleiro e não só, coisas da velha guarda que gosto e estou ansioso por meter na minha mesa e usufruir.

Mas antes de vos falar dos 3 jogos de tabuleiro que estou mais ansioso em adquirir este ano, e por melhores que sejam os momentos passados com amigos em volta de um jogo e talvez (de certeza) uns copos, às vezes precisamos do nosso tempo de aventura individual, e para isso nada melhor que o facto de 2017 marcar os 35 anos de Fighting Fantasy e a actual detentora dos direitos do jogo já ter anunciado que vai reeditar todos os seus livros para marcar a data, quem não os tem deve ser de aproveitar.

Tendo tirado isto do caminho, o primeiro jogo é o que foi anunciado mais recentemente:

Big Trouble in Little China, ou em português As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim, tradução feita na base do “ah… não consigo fazer um trocadilho tipo grandes sarilhos na pequena china em português portanto f***-se…” é um ícone do cinema, um dos melhores filmes de acção e sobrenatural alguma vez feitos, e obviamente como um fã gigantesco que sou quando soube que ia ser lançado um jogo baseado nesta obra do mestre John Carpenter fiquei com apetite para o jogar.

É claro que até o jogo sair vai ser difícil dizer se é bom ou não, o que se sabe para já é que é cooperativo e tem dois cenários, Chinatown e o covil de Lo Pang, e que podemos escolher vários personagens cada um com capacidades diferentes. Quero este jogo só por causa das razões acima descritas.

O segundo jogo é Justice League The Board Game, e pouco se sabe sobre ele também a não ser que é um jogo em que o combate é o modo principal e pode ser cooperativo ou competitivo. Poderemos escolher entre membros da Liga ou Vilões e é isso, não há grandes razões para eu querer mesmo este jogo assim como o outro a não ser que os criadores já anunciaram que ele tem um sistema de save, não disseram o quê, nem sequer porquê, mas aguçou-me o apetite.

O último, já encomendado e que deve chegar em breve é Almost Got’ Im. Um jogo de cartas baseado num dos melhores episódios de sempre da que considero ser a melhor série de animação de sempre. Batman – The Animated Series criada por Bruce Timm e Paul Dini. Falando em Paul Dini, se puderem leiam a brilhante Graphic Novel Dark Night – A True Batman Story.

Este fantástico episódio junta os maiores vilões de Gotham num jogo de Poker, entre jogadas e copos e fumo, contam histórias em que quase mataram o Caped Crusader (daí o titulo Almost Got’ Im), mas e peço desculpa pelo spoiler com cerca de 20 anos, um deles é o Batman disfarçado.

O jogo faz isso mesmo, vem com um baralho normal de 52 cartas para jogar Poker, e mais umas que são dadas aos jogadores em que eles têm que encarnar um dos personagens seja ele Joker, Riddler ou Killer Croc entre outros, e contar a sua história de como quase mataram o homem-morcego. Essa história tem que incluir os pontos-chave que vêm noutra carta. É tipo Werewolf ou Mafia mas com maior roleplaying.  Elementos perfeitos para umas boas noitadas em casa.