Isto é uma das coisas que a nova empresa da YoungNetwork Group, apresentada no hotel Evolution Lisboa Hotel, nos promete.

João Duarte, CEO do YoungNetwork Group, numa apresentação em ambiente “familiar” e um pouco mais informal que uma Conferência de Imprensa, mostrou-nos alguns números do mercado dos Videojogos, tanto globais como Portugueses. Usando os YouTubers também como exemplo, mas principalmente valores já muito conhecidos de finais de League of Legends ou Counter-Strike a atingirem valores superiores à NBA e também o Super Bowl.

Em Portugal isso é outra história, os valores superiores a transmissões de futebol ainda estão longe de acontecer, os nossos números em visualizações de eSports são bem mais pequenos mas a Bitzer tem consciência disso e é exactamente aí um dos seus pontos de atuação.

A Bitzer quer agenciar YouTubers, ShoutCasters, Streamers e jogadores de eSports Portugueses com o objetivo de trabalhar a imagem dos mesmos tanto em meios convencionais (TVs, Outdoors, Rádios, Revistas) como também nestes novos meios ascendentes Blogs, Youtube, Publicidade online entre outros.

Noutro ponto de ação da Bitzer, João Duarte refere que muitas empresas querem investir em novos mercados e junto das gerações Millenials e/ou nativos digitais mas que não sabiam como, para tal a Bitzer oferece um serviço de consultoria de marketing e investimento tanto para empresas que pretendam investir nos eSports como também junto de equipas de eSports funcionando como mediador entre as marcas que querem investir e os clubes que procuram investimento.

A apresentação foi estruturada e sem grandes promessas, tal como referido por João Duarte, a YoungNetwork Group e a Bitzer preferem prometer algo que com certeza vão atingir do que alimentar mais um mercado muito instável e inseguro que mensalmente vê promessas de milhares caírem no vazio como foi o caso do Xploit eSports Series, que foi adiado para Setembro. Tendo sido ainda referido que o investimento por parte da YoungNetwork Group seria pequeno inicialmente, 100 mil euros, mas que esperam ver esse valor reposto no espaço de dois anos.

Como último serviço e não referido na ordem apresentada, a Bitzer promete disponibilizar um serviço de Coaching para equipas e jogadores, este é o ponto que mais me deixou reticente, pois conhecendo o mercado Português de eSports contam-se pelos dedos as pessoas capazes de prestarem um serviço do género a jogadores, estando alguns destes possíveis fora do País e outros muito associados a apenas um Clube, salvo raras excepções.

Para concluir o artigo refiro ainda que a Bitzer referiu na apresentação que tem na calha cerca de mais 3 ou 4 projetos mas que ainda estão muito verdes e preferiam não falar neles. Fazem um apelo às empresas e organizações em Portugal para que existam mais competições de eSports, num ano em que pelo menos em papel existe já o dobro que o ano passado.

Com o grande objetivo de tornar a Bitzer pelo menos numa empresa de referencia Ibérica, tencionam atacar o mercado Espanhol assim que o mercado Português esteja com a Bitzer em força.