Todos temos as nossas razões para no juntarmos em redor de uma mesa e jogar tabletop RPGs. Pode ser a excitação de explorar algo novo, descomprimir obliterando uma série de NPCs depois de uma longa semana de trabalho e também a intriga associada à história.

Contudo, há um elo comum entre todas as razões que nos levam a procurar este tipo de jogos: a interacção com o grupo. Temos amigos e/ou familiares no nosso grupo, pessoas com as quais gostamos de conviver, e através deste meio, essa relação é levada a um outro patamar, nem que seja só pelo facto de estarmos literalmente a tomar conta das vidas uns dos outros durante todo o jogo. Com o tempo, as personagens que criamos tornam-se quase como que família, e preocupamo-nos com ela como tal. Queremos passar mais tempo com elas, mas nem sempre é possível.

Em todas as campanhas há aquele momento em que o grupo não se pode reunir porque os elementos estão fora, estão ocupados ou até mesmo por questões de saúde não podem jogar. É verdade que nos dias de hoje há alternativas muito boas às sessões presenciais na forma de sites como Roll20 e outras alternativas como Skype. É verdade que não é a mesma coisa, mas o pessoal continua a poder reunir-se e a sessão terá, indubitavelmente, lugar.

Como Dungeon Master, podes focar-te em questões relacionadas com intriga e mistério, tudo aspectos que irão manter os jogadores interessados em reunirem-se todas as semanas para desvendar o complexo enredo que tens vindo a delinear. É sem dúvida uma boa forma de manter as coisas interessantes, mas não precisas de te prender muito a essa ideia. Como Dungeon Master, cabe-te a ti certificares-te de que todos os jogadores se divertem. Certamente que te irás esquecer de um ou outro detalhe, que o improviso não te sairá tão bem e que o cansaço depois de um longo dia não te permitirá manter um leque de vozes diversificado. Mas não preocupes. O que interessa é que eles se divirtam. Se conseguires isso, então a tua missão foi cumprida com sucesso.

É bom ter os jogadores investido naquilo que criamos, e é uma excelente forma de garantir a durabilidade das sessões. Mas desde que o grupo esteja unido, irá sempre arranjar-se uma forma de o pessoal se reunir.

Nada é capaz de afastar a vontade, a determinação e o espírito de união de um destemido grupo de aventureiros.