Uma das principais razões que levam alguns jogadores a explorar os mundos de Dungeons & Dragons e outros tabletop RPGs é a possibilidade de lidar com toda uma série de fantásticas criaturas… e na grande esmagadora maioria das vezes, aqui o lidar significa eviscerar. Mas, de qualquer das formas, estas criaturas merecem uma menção honrosa pelo seu contributo no processo de tornar uma campanha memorável.

Aqui fica a minha lista pessoal:

Mimic

O verdadeiro potencial de um Mimic resume-se à surpresa que ele representa. Como criaturas que assumem a forma de objectos comuns, não aparentam qualquer tipo de ameaça. Contudo, tudo muda quando um grupo de aventureiros remexe um baú e este tenta devorá-los. Também recentemente me cruzei com a interessante ideia de os ovos de um Mimic se assemelharem a moedas de ouro. Resta apenas saber o que aconteceria com o passar do tempo.

Gelatinous Cube

Há vários óleos e viscosidades cientes neste mundo, mas nada bate um Gelatinous Cube. Como algo que absorve tudo aquilo que entra em contacto (deixando a mais imunda das masmorras a reluzir), é um tipo de criatura que não deve ser subestimada. É lento, é verdade, mas também o é o seu processo de digestão e a agonia que daí resulta.

Rust Monster

Na sua génese, um Rust Monster é bastante pacífico e só irá atacar quando provocado… a não ser que sinta o cheiro a aço. Se assim for, ele não descansará até encontrar o que quer que seja que lhe chamou a atenção e o consuma. Seja arma ou armadura, mágica ou não, para um Rust Monster tudo não passa de comida.

Beholder

Não faria muito sentido fazer uma lista sobre criaturas fantásticas e não falar em Beholders. Este olho flutuante com outros tantos olhos a emergir da sua forma esconde muito mais do que aparenta. Para além de áreas de cancelamento de magia, cada um dos seus olhos mais pequenos contém um poder distinto, que vai desde uma simples paralisação à absoluta desintegração. De referir também que não são criaturas presas a instintos primitivos. São deveras inteligentes, algo que torna um possível confronto algo ainda mais perigoso.

Lich

Um Lich não é mais que um morto-vivo inteligente, imortal e conhecedor das artes mágicas. Qualquer um pode vir a tornar-se um Lich, desde que reúna as capacidades necessárias e consiga sobreviver ao ritual. O resultado? Um ser incrivelmente poderoso, com generosa resistência a danos físicos, imune a doenças, a veneno, a fadiga e outras aflições que assolam os vivos. Mais cedo ou mais tarde tu terás que descansar, mas o Lich não.

Tarrasque

Um Tarrasque é uma criatura colossal com tamanho e capacidade de devorar cidades inteiras. Não é por mero acaso que esta criatura é tida como o ponto final de uma campanha onde todos os jogadores estão a nível máximo. Um Tarrasque está à solta e a destruir civilizações. Os heróis irão enfrentá-lo e das duas uma, ou irão pôr fim ao seu reino de terror, ou padecerão diante dele, simplesmente ajudando-o a saciar a sua fome.