Leninegrado foi o nome dado a São Petersburgo durante os tempos áureos do Bloco Soviético, a segunda maior e mais ocidentalizada cidade da Rússia. 

Símbolo de resistência e força, a Rússia estava, por estes dias, de costas voltadas ao ocidente. Enquanto na Europa a grande novidade eram os microcomputadores, em particular o ZX Spectrum, na Rússia os mesmos não entravam! Símbolos da ideologia liberal-capitalista, representavam tudo aquilo a que se opunha a União Soviética!

Mas nem só de ideologias vive o Homem… e por trás da cortina, algumas mentes brilhantes insurgiam-se silenciosamente mantendo-se fora do radar do Partido Soviético e do KGB.

Uma dessas mentes brilhantes foi Sergei Zonov.

Sergei nasceu a 21 de Novembro de 1960, em São Petersburgo (na época – Leninegrado). Pouco se sabe do seu passado para além de ser um fenomenal técnico de eletrónica que, juntamente com Andrei Larchenko, fundou a Scorpion 1991-1998, uma empresa dedicada à manufatura e distribuição de clones do ZX Spectrum – mas esta história ficará para outra oportunidade.

Leninegrado foi o nome escolhido para o clone doméstico do ZX Spectrum, desenvolvido em 1987 por Sergei Zonov. Este rapidamente se tornou um dos clones mais populares na URSS. Mas este não é o seu único nome. Na sua cidade berço era conhecido como “variante Zona” ou “zona”. Fora dela era conhecido pelo nome da cidade que viu nascer não só o microcomputador como também o seu “arquiteto”.

Um dos clones do ZX Spectrum mais simples e baratos de montar e configurar da sua geração, tinha já especificações que faziam inveja ao original. Originalmente tinha 64K RAM, utilizando apenas 48KB do campo de memória comum mas, no entanto, e até ao final da sua vida, novas melhorias foram feitas no circuito chegando mesmo até a uns impressionantes 256k!

Originalmente podia ser comprado em kit para ser montado pelo utilizador ou, para as pessoas menos habituadas a este tipo de aventuras, por uma taxa extra, poderia receber o Leninegrado montado e pronto a ser usado. Em 1988, um modelo modificado do mesmo nome foi lançado pela cooperativa “Composto” acabando por ficar conhecido como Leningrado +.

Anos mais tarde, Sergey Zonov redesenharia o circuito integralmente de forma a ser mais conveniente para um modelo de produção em massa – Leninegrado-2. Este tinha na sua génese um conector de expansão do sistema e conectores periféricos que eram montados diretamente na placa.

O circuito original do Leninegrado tornou-se o modelo de eleição para os vários clubes de entusiastas eletrónicos. Em pouco tempo surgiram dezenas de modelos evoluindo sobre o conceito do Sergei Zonov. Dado que não ser possível registar uma patente de um clone, modificações do circuito original foram comercializadas na URSS sob os nomes: Espectro de 48, Ural-48K, Vesta IK-30, CR-005 Electronics, Kontact, Sich-48, Sunkar.

Infelizmente nada mais se sabe da vida de Sergei Zonov e tal como o Leninegrado também ele desapareceu das luzes da ribalta. Contudo, assumiu um papel de único na história da computação da União Soviética.