No que toca a administrar uma sessão, já aqui discutimos os vários aspectos a ter em conta, desde as mecânicas do próprio jogo à abordagem com os jogadores e aquilo que eles pretendem retirar do jogo. A distinção é clara, nós administramos (como Dungeon Master ou Game Master) e eles jogam. Mas, e quando o jogador também é um DM ou GM? Há muita coisa que muda? Tudo depende.

A grande questão aqui é: este jogador com administra sessões fá-lo de uma forma diferente da tua? E se sim, quão diferente? Tu estás centrado no aspecto narrativo e ele no aspecto mecânico das regras (ou vice-versa)? Se a sessão tiver lugar às cegas, corre-se o risco de virem a surgir alguns problemas.

Neste sentido, antes de mais, e mais uma vez, é importante definir previamente o tipo de sessão que se vai ter. É mais focada na história? Nas regras? Há um meio-termo? Assim todos ficam esclarecidos e já sabem como se devem preparar e aquilo que os espera.

Outro factor a ter em conta é o nervosismo que pode surgir perante o facto de se administrar uma sessão para alguém que também o faz. Pode haver aquela preocupação de se esquecer de uma regra a meio e o que a outra pessoa em questão ficaria a pensar. Para que fique mais que claro, não há razões para preocupações. Reunimo-nos todos à mesa com um objectivo comum: divertirmo-nos. Caso te esqueças de uma regra ou não tenhas a certeza sobre como algo funciona, não tenhas receio de perguntar. O jogador em questão certamente estará mais que disposto em ajudar em garantir que a sessão decorre pelo melhor.

E quando somos nós esse DM/GM que agora está a jogar? Há muita coisa que muda? Mais uma vez, tudo depende de pessoa para pessoa. Recentemente comecei uma campanha de Dungeons & Dragons 5e como jogador após quase dois anos só a assumir o papel de DM. Posso dizer que a principal diferença que noto se resume à forma como lanço os dados. Quando sou eu a administrar a sessão, não me preocupo muito se rolar um valor baixo, até porque estou ali para garantir o heroísmo dos meus jogadores (embora procure tornar toda a experiência num desafio interessante). Mas quando sou eu o jogador, não consigo deixar de soltar um ocasional suspiro nervoso quando chega a minha vez de rolar. Como jogador, procuro assegurar o sucesso da nossa missão e ser capaz de proteger os membros da minha equipa (sou um Human Fighter, by the way), algo que nem sempre se consegue quando se rola baixo. Não me interpretem mal. Acho hilariante quando rolo abaixo de 10 e abraço o resultado sem hesitação, mas ainda assim, aquele pequeno desconforto está ali presente.

Quanto ao DM que administra, é inegável que temos estilos diferentes, se bem que não muito. No que toca às regras, quando há razão para tal, pedimos a opinião um do outro e ocasionalmente já aconteceu maleá-las em favor da narrativa e do role-play.

É uma experiência diferente? É, mas ao fim e ao cabo, estamos todos aqui para o mesmo, para partilhar aventuras no colectivo da nossa imaginação e passar um bom bocado enquanto o fazemos. O resto é paisagem.