No mundo dos DLCs e dos first-day patch releases, é raro encontrarmos uma coisa assim. Ainda em Early Access, a proposta de Minion Masters é não só bastante consistente em termos de qualidade final do produto como extremamente diversificada na oferta de conteúdos. Minion Masters é um jogo competitivo que consiste em colocar um conjunto de lacaios no terreno de jogo para que estes destruam o nosso inimigo. O terreno de jogo está dividido em duas metades unidas por duas pontes. O controlo dessas pontes confere-nos pontos de experiência que permitem ao nosso grande Líder aceder a um novo conjunto de habilidades que lhe permitam virar a luta a nosso favor.

O ecrã principal do jogo está bem composto e permite-nos aceder a inúmeras funcionalidades. (não, o meu Mestre não está a defecar)

O Líder, ou Mestre, fica no canto mais recôndito da nossa parte do mapa. A generalidade deles tem alguma forma de defesa e um conjunto de habilidades que vão desde a criação de um monstro que luta por nós à emissão de raios mágicos para danificar os inimigos. Grande parte da estratégia de um jogo passa por escolhermos um líder e depois jogarmos em função dos seus pontos fortes e fraquezas. Para tal, recorremos a um baralho de cartas que accionam o respectivo aliado (um monstro ou conjunto deles, um edifício de defesa, uma magia, etc…) no ponto do nosso terreno de jogo que decidirmos.

No terreno de jogo, prestes a arrancar uma vitória

Há cartas para todos os gostos e feitios, sendo o factor determinante o seu custo de mana. Esse recurso vai sendo adquirido de forma contínua, pelo que cabe ao jogador decidir se e quando jogar cada carta. Por vezes torna-se útil jogar uma carta de custo 3, outras vezes vale a pena aguardar um pouco mais e usarmos uma carta de custo 8 ou 9. A vitória começa a delinear-se a partir daí. A gestão eficiente da mana, destruindo inimigos de igual ou maior valor sem perder as nossas é sempre um bom ponto de partida. Para tal, há que atentar no tipo de carta. Há unidades absolutamente devastadoras no um para um que são completamente inutilizadas quando em devantagem numérica. Há unidades voadoras que, apesar de frágeis, fazem em frangalhos qualquer tipo de unidade que não consiga disparar contra elas. Há unidades que se excedem contra grupos de inimigos, há outras que ignoram os inimigos e correm para a base adversária… enfim, há mais de 60 cartas disponíveis de momento que podemos construir ou rezar para que saiam a fim de fazermos o nosso baralho de 10 cartas para nos fazermos ao piso da competição. De notar que, durante o jogo, as cartas que formos utilizando vão sendo recolocadas no fundo deste pela ordem que as fomos utilizando, pelo que o jogo só termina mesmo quando uma das bases ficar reduzida a cinzas.

O jogo premeia-nos constantemente com cartas

Explicadas as mecânicas, resta-nos falar da diversidade de modos de jogo disponibilizados neste Minion Masters ainda nesta fase inicial de lançamento Beta… Ao modo de jogo single player, acresce um multi player normal, ou seja, daqueles modos em que construímos os nossos baralhos em torno dos diversos Mestres e vamos disputando partidas, aproveitando ou não para ir cumprindo um conjunto de tarefas diárias que nos permitem ganhar ouro, shards ou rubis que podemos utilizar na loja para adquirir mais cartas, Mestres ou terrenos de jogo. Acresce a estes modos, um modo 2v2 ainda em desenvolvimento e um capaz de nos manter agarrados por largos períodos de tempo: um Draft mode. Escolhemos um líder de entre 3 e depois vamos escolhendo cartas entre as que nos são oferecidas, em grupos de 3, até terminarmos o nosso baralho. Depois, é jogar até perder 3 vezes. O desafio é interessante, escala bem e tem um óptimo replay value. E, reafirmo, isto ainda é só o começo! Minion Masters junta estas mecânicas com uma arte bastante interessante e forma uma proposta que se recomenda vivamente a todos os adeptos de trading card games ou tower defense. E, por menos de 1€ até ao dia 17 de Maio, é caso para perguntar: estão à espera de quê?!

Em vez de esperar que as cartas saiam, podemos “craftar” as mesmas usando os recursos que temos

 

[Todas as imagens aqui presentes, bem como todos os testes realizados com Minion Masters  foram realizados na máquina fornecida pela Alientech, a ALIENTECH RUBBERCHICKEN, cujos specs podem verificar aqui.]