É normal que haja interesse em estudar as regras do jogo, o que por sua vez faz com que seja natural que o interesse se torne em curiosidade, uma curiosidade forte o suficiente para ir mais além. E é aí que se acaba por memorizar stats de criaturas e de itens. Nesse sentido, poderá ser prudente ter sempre um trunfo na manga.

Em ambos os casos, temos duas opções, alterar os stats pré-existentes nos manuais ou simplesmente criar do nada algo completamente do novo (claro está que em ambos os casos há sempre aquele risco de criarmos algo absurdamente inútil ou algo absurdamente poderoso).

No que toca ao último ponto, e dando-lhe um toque pessoal, através de uma tabela que tomei a liberdade de criar (vista abaixo), juntamente com um capítulo inteiramente dedicado à criação de itens presente no Dungeon Master’s Guide. Através da tabela, determino aleatoriamente que tipo de item é que se trata e a sua raridade. Através do manual, determino, também aleatoriamente, a sua origem, a sua utilidade e o tipo de poderes que ele contém (algo que também vou modificando conforme).

No que toca a criaturas, encaro todo o processo de uma forma bastante simples. Para além de alterar o seu número de Hit Points e a sua Armor Class, altero também as suas habilidades, o que por sua vez, pode muito bem ir de um simples ataque extra para habilidades com propriedades mágicas. A título de exemplo, uma criatura que passou toda a sua existência próxima de cristais elementais de gelo, o que faz com que cada ataque por ela desferido provoque também cold damage.

Uma vez mais, não há mal nenhum em querer saber mais sobre os vários aspectos do jogo, mas de forma a garantir um elemento de surpresa constante, é por vezes necessário puxar pelos dotes criativos.

Interessados podem fazer o download da tabela completa para a criação de itens aqui.