Estava eu na minha demanda mais recente, já falada pelo nosso cão roxo, Playerunknown’s Battlegrounds quando o próprio diz “olha lá já experimentaste o aquele novo puzzle game português para mobile, disponível para Android e iOS?” Falou-me no nome Zhed e resolvi instalá-lo.

Entrei e o menu inicial parece-me simples, “Nível 1” dentro de um circulo e mais três opções “Níveis” onde podemos escolher qualquer nível que já tenhamos feito, “Créditos” onde nos aparece apenas o nome do jogo no centro do ecrã e “Loja” onde podemos comprar “sugestões” de jogadas. Uma dica é gratuita basta apenas assistirmos a uma publicidade video e 20, 50 ou 100 sugestões com valores muito aceitáveis. É um interface simples, eficaz mas pouco, MUITO pouco atractivo: a escolha da paleta de cores ao longo do jogo é pouco atractiva mas acredito que foi com o objectivo de não cansar o utilizador. 

Bom mas e o jogo é o quê afinal? É um Puzzle Game porque o Mota e o título do artigo já deram Spoil mas não sei de nada mais. Carrego no nível pois assumo que seja aí para jogar e entro no jogo, vejo vários quadrados cinzentos de diferentes tonalidades, apesar de não chegar a 50, um quadrado mais escuro com o numero 1 em cima e um quadrado branco com um menos cinzento dentro. E tenho um tutorial que me diz para conectar o quadrado de 1 com o quadrado branco. Faço e estou no segundo nível, bastante rápido e simples.

Nível 2: vejo o mesmo background mas o quadrado branco mudou de posição e agora tenho um quadrado afastado por um quadrado de distância com o número 2! Carrego nele conecto com o branco e pimba! – nível 3.

Nível 3: dois quadrados cada um de 1 juntos mas com a distância de 1 do objectivo e com isto descubro a última “regra” não escrita em lado nenhum pelo jogo – se temos quadrados pretos onde vamos fazer a ligação, o que vamos conectar salta uma posição.

E no nível 4 as coisas começam a baralhar, MAS NÃO, NÃO DOU MAIS SPOIL! JOGUEM! DESCUBRAM! Até porque é um dos grandes exemplos de jogos que são perceptíveis jogados do que explicados.

O jogo é muito simples e sem praticamente explicação nenhuma percebemos como se joga e lá estamos nós a conectar quadrados. É bastante intuitivo e desafiante mas é mais um jogo de puzzles dentro de muitos outros nos Markets dos Smartphones. Então o que o distingue? Eu diria que comparativamente a outros Puzzle Games nos Smartphones apesar da dificuldade ir crescendo a necessidade do uso da massa cinzenta é sempre a mesma, em Zhed não, conforme vamos passando de nível a exigência e dificuldade aumenta e ai temos que “recrutar mais massa cinzenta” para terminar os níveis.

Que posso mais dizer-vos do jogo? Quando instalei em 3 dias cheguei ao nível 60 e há uma semana que estou encalhado. O jogo tem 100 níveis por enquanto, mas é o perfeito quebra-cabeças para uma viagem de metro, uma espera pelo médico no Centro de Saúde MAS TAMBÉM como diz o titulo o jogo perfeito para substituírem a revista ou o livro nos momentos em que estão “presos” na casa-de-banho.

Não tenho por hábito aconselhar jogo nenhum dos que falo, pois se já falo bem deles é porque já está subentendido que o aconselho, no entanto este por ser feito por uma equipa portuguesa e por estar simples mas muito original e interessante merece o Selo de Aconselhamento do Marco! Joguem, instalem e experimentem!