O clone de que vos falo hoje foi fabricado em Penza, a capital do Óblast de Penza, na Rússia, uma cidade fundada como fortaleza em 1666, que esteve sujeita a frequentes ataques por parte dos tártaros da Crimeia.

De entre as suas produções, destacam-se a maquinaria agrícola, madeira, relógios, bicicletas e um dos mais conhecidos clones russos do ZX Spectrum.

Denominado de Symbol” – este microcomputador de 8-bit clone do ZX Spectrum, foi feito pela “Penza Fábrica de Rádio” em pequenas quantidades desde o início da década de 1990 até cerca de 1995.Nada se sabe sobre o criador deste circuito, restando apenas informação técnica sobre o mesmo.

“>O computador tem 4 saídas DIN de cinco pinos (estranhamente este era o standard usado nos clones soviéticos): Kempston-joystick, gravador de fita, saída de vídeo a cores – RGB e saída de vídeo a preto e branco, para além um conector para a fonte de alimentação de 5V.

O computador usava um processador análogo ao Z80 de origem Soviética – KR1858VM1, 16K ROM e RAM 48K e um protótipo do moderno chip T34VG1 – um clone do ULA do ZX Spectrum muito utilizado neste tipo de clones.Este protótipo de chip, apesar de combinar uma serie de outros chips e de ser o que de mais avançado existia na altura, era a parte mais fraca do computador porque o chip era pouco fiável e muito escasso.

O Symbol usava um clone do firmware da Didaktik Gama (de produção Eslováca, Didaktik Skalica Co., 1987-1992), e no ecrã inicial surgia a inscrição “© 1989 Didaktik SKALICA”. Também digno de nota é a compatibilidade total com os programas desenvolvidos para o ZX Spectrum 48K da Sinclair, o que nem sempre acontecia.

Além dos modelos 48K, foi também produzido um modelo mais caro: o Symbol-128K – um clone do ZX Spectrum 128K. O computador tinha um caixa preta com um teclado estendido, uma unidade de disquetes 5,25″ (integrada no mesmo corpo e localizado à esquerda), um co-processador musical AY-3-8910 e um interface Centronics (embora com um conector físico incomum).

E assim é o Symbol, mais um ícone da genialidade Soviética diretamente da cidade das bicicletas!

Para o próximo artigo falaremos do Dubna 48K – o Spectrum a “meio gás”.