Caçada Semanal #91 

Fizemos alguns artigos (e tenho a certeza que faremos mais) no que foi chamada A Hora do Meh, rubrica dedicada aqueles jogos que nem são bons nem são maus, estão naquele fantástico nicho que é o Meh

Recentemente joguei dois que caem num nicho ainda mais… nicho, os jogos que não são maus, mas também não merecem um meh. Os Perda de Tempo.

Não querendo confundir com Os Passa Tempo, aqueles jogos que não são bons mas também estão ligeiramente acima do meh, aqueles jogos que jogamos quando temos uns minutos para gastar e não podemos investir em algo produtivo de maneira nenhuma, tipo bons jogos mobile ou alguns mais casuais em consolas portáteis.

Os Perda de Tempo são aqueles jogos que têm alguma coisa, foi feito algum esforço pelos seus developers e algumas pessoas até podem ver alguma qualidade neles mas no final do dia, quando passamos alguns minutos ou até horas a jogá-los percebemos que simplesmente nunca vamos recuperar esse tempo desperdiçado. A melhor maneira que tenho para criar uma distinção entre os dois é da seguinte maneira, um Passa Tempo é equivalente a ficar em casa de pijama três dias seguidos porque queremos, um Perda de Tempo é estar doente em casa três dias seguidos e não poder sair, psicologicamente há uma diferença muito grande.

Splody

Splody, não só é uma perda de tempo como podia estar no nosso Ataque dos Clones, porque é só e simplesmente um clone de Bomberman. Podemos colorir as coisas como quisermos, dizer que é um clássico com inovações, dar-lhe uma pintura diferente ou seja o que for, mas uma cópia é sempre uma cópia, e Splody não passa disso.

É uma má cópia? Não, mas porque ter uma cópia quando o original nos consegue dar tanto mais. Este jogo de arena multiplayer local ou online não tem nada de inovador, escolhemos um personagem sem atributos especiais em relação aos outros sendo apenas diferente no aspecto e cor e podemos rebentar o cenário top down até apenas sobreviver um, os modos de jogo são variados mas vulgares assim como os gráficos.

Se não têm algo do estilo e até gostam, força, comprem em saldos. Mas se quiserem algo decente? O original não é uma perda de tempo.

Captain Kaon

Perda de tempo maior é Captain Kaon, o mais triste é que Splody é o que é, faz o que diz no pacote, já Captain Kaon (e tenho sempre que me concentrar para não fazer anagramas com este nome) é também uma desilusão. A ideia de um jogo com uma inspiração pulp novel dos 1950s quando a ficção científica estava em grande para o público geral, combinada com o aspecto de alguns shooters mais clássicos da geração Amiga dos anos 1980 era uma receita de sucesso, mas qual souflé retirado do forno antes do tempo, é peganhoso e cru.

Este jogo é uma perda de tempo porque é injogável. Seja com teclado e rato ou dual stick é contra-intuitivo. Isso para mim é um pecado capital de design de jogo. Há muitas falhas que posso perdoar e perdoo. Mas se há algo não faço é que não consiga manobrar seja o que for que tenho que controlar para jogar, animal, homem, carro ou neste caso uma nave.

Tenho pena até porque as ideias… são boas ideias… mas … ide… ide jogar outra coisa que neste jogo… … ide que aqui só perdeis vosso tempo.