Às vezes é Lúpus

Por razões que não merecem aprofundamento, houve um período da minha vida em que este Bio Inc. Redemption seria completamente incompatível com a minha controlada hipocondria. Mas para ser sincero, nessa altura qualquer coisa que fizesse uma ligeira e quase inexpressiva alusão a qualquer doença era motivo de transtorno. Felizmente que as coisas mudam, muitas delas para melhor, e hoje pude ter o privilégio de não ser assolado por transtornos desse género e deixar que este jogo indie me roubasse o sono, mas pelas melhores razões.

Se a Medicina é uma fonte de inspiração para muitas obras culturais, nas quais a televisão é aquela que mais poder investiu à sua volta, nos videojogos há alguns exemplos memoráveis, dos quais o Surgeon Simulator é um caso risível e um outro é um certo jogo muito bom que estreou na Nintendo do qual eu não vou falar hoje, porque um pintainho me confidenciou que vai ser analisado esta semana na edição do Rapaz-Ventoinha.

Bio Inc. Redemption está em Early Access no Steam e eu quase não consigo compreender o porquê, apesar de ter visto as features em desenvolvimento e só acho que este jogo tem tudo para ser verdadeiramente fantástico. Esta sequela do sucesso mobile Bio Inc. é um simulador biomédico, mas não com a aura fantasiosa de Trauma Center ou o gozo surrealista de Surgeon Simulator. Aqui temos de lidar com a grande complexidade desse mecanismo espantoso que é o corpo humano, e a forma como alguns problemas podem degenerar em falhas catastróficas para o sistema.

Mais do que um simulador biomédico como apregoado pelos DryGin Studios, eu acho que este Bio Inc. Redemption é um jogo de estratégia, extremamente desafiante e complexo. Muito mais do que o seu aparentemente simples IU demonstra.

À chegada, Bio Inc. Redemption pede-nos para escolher o caminho da vida ou da morte, num jogo que constantemente opõe estas duas fases opostas da nossa existência. Escolhi o caminho da morte e o tutorial rapidamente me demonstrou as informações essenciais de como cavalgar a complexidade estratégica deste jogo. O interface, como disse, é simples: uma visão raio x do corpo-humano, ladeado por 8 indicadores de oito sistemas distintos do nosso corpo: circulatório, respiratório, esquelético, muscular, imunológico, renal, digestivo e nervoso. O nosso objectivo no caminho da morte é causar danos suficientes ao diversos sistemas para conduzir a vítima até à morte. Soa tétrico não soa? E é.

Para causar danos temos de ir aplicando maleitas aos diversos sistemas, mas para isso temos de apanhar umas bactérias que vão surgindo pelos sistemas e que servem como currency para todo o jogo. Se queremos prejudicar o sistema circulatório podemos fazer upgrade para hipertensão e/ou problemas plaquetários, e a saúde da vítima vai lentamente deteriorar-se.

As pseudo-tech trees de doenças não são as únicas utilizações que temos para os Bio-points que colectamos. Dois separadores adicionais interferem na nossa capacidade de conduzir o paciente até à morte, sendo que o primeiro são factores de risco. Podemos investir para que o paciente seja fumador, tenha problemas de álcool, obeso, workaholic, idoso, entre uma série de noções que vão interferir não só na degradação da sua saúde, mas também na eficácia dos tratamentos médicos a tentarem combater a morte. O último separador prende-se com isto, com os factores externos como a qualidade dos médicos e dos meios de diagnóstico. Tudo serve para aligeirar a estrada que conduz o paciente até à morte.

A campanha da Morte tem diversos elementos em comum, ainda que os desafios alternem entre si. Algumas missões exigem que levemos à falência sistémica total, outras que conduzamos o paciente até à morte num tempo limite e/ou antes que os médicos consigam levá-lo à recuperação total.

Bio Inc. Redemption é também um jogo de gato e rato, e isto é algo que só percebi quando fui jogar o caminho da vida, e que me demonstrou as grandes potencialidades que um modo multiplayer terá.

Quando jogamos do lado da vida, ou seja, dos médicos que tudo fazem para manter o paciente vivo, a tónica de todo o jogo muda drasticamente e toda a utilização dos Bio-Points, assim como dos separadores de upgrades funciona quase como um mecanismo de lógica de diagnóstico diferencial. Lembram-se do genial House MD, em que um médico genial e a sua equipa tentavam por exclusão de partes encontrar as causas para as queixas dos doentes? É exactamente o que temos de fazer, e estamos a jogar na lógica verdadeiramente oposta à da campanha da Morte.

O paciente apresenta queixas de fadiga e de falta de ar. O nosso interface de diagnóstico mostra-nos quais as patologias que podem apresentar esses sintomas, e temos de criar um raciocínio de diagnóstico visto que os Bio-Points são limitados. Com estas queixas podem ser sintomas circulatórios, respiratórios e até mesmo imunológicos, mas temos de tentar criar um raciocínio sobre que testes fazer para encontra a verdadeira causa do problema. Findos os testes, e se for detectado um problema, temos a possibilidade de prescrever um de dois tratamentos com custos de Bio-Points e eficácia diferentes.

Se nos separadores do caminho da Morte podíamos gastar pontos em factores de risco e eficácia médica, aqui temos conselhos de vida saudável que melhoram a recuperação (exercício físico, boa alimentação) e upgrades para que os meios de diagnóstico e tratamento sejam mais baratos, mais curtos e mais eficazes.

Bio Inc. Redemption foi a minha grande surpresa em termos de jogos de estratégia e uma das formas mais criativas de fazer algo de novo e diferente no género. Com duas formas distintas de jogar, e ambas perfeitamente interligadas, e com dificuldades perfeitamente ajustáveis. Se no caminho da Morte temos de encontrar como ludibriar o raciocínio médico e semear o caos de forma mais disseminada possível, no caminho da Vida temos de eliminar os red herrings e encontrar o mais rapidamente possível quais as doenças que estão a causar o declínio da vida do doente.

Avizinham-se os modos multiplayer, para além de doenças específicas por género que aumentarão em muito as cerca de 600 já existentes em jogo. Bio Inc. Redemption é um dos grandes jogos desconhecidos que podem agora encontrar em Early Access e que merece ser comprado no seu valor inteiro. E que mecanicamente consegue ter uma visão pedagógico-médico interessante, na medida em que reflectimos o nosso quotidiano naquilo que são elementos que prejudicam a saúde do paciente.