E chega o momento de vos trazer novamente um Jogo de Tabuleiro que tenho na minha coleção. Tokaido! Este é sem dúvida um jogo, que apesar de competitivo, sempre senti como relaxante. Não sei se é por todo o visual que nos mostra, se pela temática do próprio jogo, porém a verdade é que mesmo que não fique em primeiro lugar, termino sempre a sorrir. Já sonharam viajar pelo Japão? Viajar pela Estrada do Mar do Oriente e passar pelos seus vários recantos? Pois é… É mesmo disso que este jogo de tabuleiro se trata.

O nome Tokaido remete-nos a uma das cinco grandes rotas do Japão do Período Edo (1603-1868). Esta era considerada a rota mais importante, que conectava Kyoto e Edo (atualmente conhecido por Tokyo) e nela viajavam habitualmente pessoas a pé ou de Kago (que para quem não sabe era nada mais nada menos que um utensílio de transporte de pessoas nobres transportado por outras pessoas) e existiam cinquenta e três estações de serviço, onde se encontravam estábulos, comida e alojamentos para os viajantes que necessitavam.

Tokaido pode ser jogado com 2 a 5 jogadores, sendo um jogo para maiores de 8 anos de idade, com uma duração de cerca de 45 minutos. Neste jogo sentimo-nos como os viajantes da tão conhecida estrada japonesa, sendo o nosso objetivo chegar a Tokyo com a experiência de viagem mais “rica” e espetacular, ganhando deste modo mais pontos. Conhecer pessoas, provar iguarias, relaxar nas termas, pintar magníficos quadros de paisagens a recordar e visitar os templos são algumas das coisas que poderemos fazer para tornar esta viagem maravilhosa.

Sendo assim, o objetivo é realmente baseado num combate egóico entre os jogadores para averiguar quem sabe de facto realizar a melhor viagem, aproveitando tudo o que Tokaido tem para oferecer.

Tokaido é realmente um jogo bastante simples. Neste é encontrada uma trajetória linear, na qual os jogadores têm de seguir o mesmo caminho, porém nesse caminho eles podem escolher nas diferentes fases de jogo a que sítios vão e que atividades vão fazer, sendo que muitas vezes, quando ocupam um determinado lugar a fazer uma atividade, os outros jogadores perdem a oportunidade de o realizar, algo que faz com que os jogadores necessitem criar uma estratégia quanto ao sítio que vão primeiro (Termas, Templo, Banco, Loja, Paisagem para pintar, etc.). Cada local/atividade dá a oportunidade de ganhar pontos específicos ou colecionar objetos que podem levar o jogador a ganhar mais pontos no final (os quais poderão ou não requerer gastar dinheiro para obter).

Esta escolha estratégica vai também ser baseada no personagem que o jogador tem, já que cada personagem tem habilidades diferentes que condicionam as escolhas de cada jogador, garantindo-lhe mais vantagens em selecionar diferentes tipos de atividades.

Neste momento Tokaido já conta com a Edição normal e a Edição de colecionador, a qual traz mais componentes de jogo (mais personagens, mais cartas, moedas de metal e principalmente personagens esculpidas em miniaturas de plástico extremamente bem arrumadas numa caixa devidamente preparada para todos os materiais de jogo, etc.). Tokaido é um jogo que compensa pelo seu visual diferente e cativante mas ao mesmo tempo por ser um jogo competitivo que vivemos num clima bastante relaxante. Sendo assim, se algum dia estiverem no humor de jogar algo simples com um grupo de amigos, mas ao mesmo tempo competitivo e descontraído, com algum sentimento de estratégia, este é o jogo para tais momentos.

Ao mesmo tempo, pela componente relaxante, para mim Tokaido não se torna um jogo regular. Acaba por ser um fator negativo o facto de eu não sentir a ansiedade competitiva ou a aura de mistério que sinto no caso de outros jogos, porém tal trata-se apenas de um gosto e sentimento pessoal, não deixando este de ser um jogo perfeito em determinados momentos. Sendo assim, não deixem de experimentar este jogo e comentem connosco o que acharam e sentiram!

Fiquem com um exemplo da jogabilidade com o caríssimo Will Wheaton e seus comparsas de jogo no vídeo seguinte. Ora vejam!