Um pequeno texto para um pequeno jogo.

The Artifact é sem dúvida curto, para um jogador experiente e com sorte de não enfrentar alguns dos bugs menores que me fizeram reiniciar alguns cenários é provável que o acabem em menos de duas horas. Daí podia dizer que dar os 8€ pedidos pelo jogo seria muito, mas não é. Porque muitas vezes ao comprar um jogo, estamos a fazer muito mais.

Enquanto jogava The Artifact consegui abstrair-me de vários assuntos, ponto que considero crucial na maior parte dos jogos, deixar-me embrenhar no seu mundo ignorando temporariamente a realidade à minha volta. Todo o ambiente de The Artifact é de ficção científica e um pouco arqueológica, inspirado sem vergonha nenhuma em 2001 mas sem o Hal, ou o Dave.

Ao acordar de um sono criogénico vemo-nos a sós numa nave com um objecto desconhecido, uma enorme placa negra e notas dos nossos companheiros de viagem que estão desaparecidos.

Após esse acordar vamos resolvendo enigmas num ambiente point and click clássico que nos permitem avançar na investigação dos mistérios à nossa volta. Tanto os puzzles como o enredo não são 100% originais nem altamente complexos. Alguns puzzles puxam um pouco pela cabeça mas nada de frustrante. Eles variam na sua estrutura: da mecânica à lógica são curtos os passos que temos que dar para que todos possam ser resolvidos.

Mas se é simples e rápido de acabar, porquê dar esse valor pelo jogo?

A resposta mais simples e correcta é a de investimento futuro. Apesar de ser um produto aparentemente pequeno é uma obra onde se vê um cuidado com o pormenor e coerência da jogabilidade, enredo, e tudo mais. The Artifact pode não ser uma grande obra do mundo dos videojogos mas é uma obra que mostra bom potencial do estúdio que o criou, e é nesse potencial que apostamos ao comprar este jogo, dar confiança e fundos a quem de certeza irá fazer mais e melhor.

No fundo, não é um prato principal, mas é um óptimo aperitivo. É bom para iniciados neste estilo de jogo, e podia ser colocado numa base maior e mais extensa que os seus 4 capítulos. Recomendo e espero ver mais desta fonte, que responde pelos nomes de Enigma Games.