Este jogo desenvolvido pelo estúdio Lunatic Pixels e disponível para PC e PS4 é possivelmente a melhor ideia que já foi tida para fazer algo de diferente e familiar para os tower defenses.

Com algumas características de deck building, Alchemic Jousts leva-nos numa viagem alquímica pelos elementos naturais, e é com eles que temos de cumprir o desafio simples do jogo: destruir o castelo do adversário, que se situa no extremo oposto do ecrã do nosso, com uma pequena ponte a unir ambos os lados.

Com uma lógica de pedra-papel-tesoura, começamos com “unidades” simples: água, terra, fogo e ar. Estes “soldados” elementais são invocados na ponte e dirigem-se sempre em frente para o castelo do adversário. Se colidirem com um elemento inimigo é o sistema de forças e fraquezas quem dita o sobrevivente desse duelo. Em caso de empate, anulam-se um ao outro.

O ar (e os respectivos elementos a si familiares) não se deslocam no chão, mas antes no céu, com a mesma lógica de embate de todo o jogo. No background ficam as skills passivas que invocamos e que nos conferem um aumento na produção dos elementos necessários para despejar unidades no terreno.

Parece complicado mas não é, e tanto a sua apresentação como a sua jogabilidade são perfeitamente familiares, e algo que uma criança consegue perceber e que até tem uma vertente pedagógica de ir compreendendo algumas questões químicas e naturais.

Como pseudo-alquimistas que somos neste ambiente simpático onde os elementais têm olhos e parecem ilustrar os nossos velhinhos livros de Estudo do Meio, temos de ir criando combinações cada vez mais fortes de “cartas” (elementos) em laboratório e ir desbloqueando novas unidades. Estas combinações necessitam de reagentes que são obtidos nas missões, o que significa que para aumentar o nosso leque de elementos necessitamos de rejogar os diversos níveis várias vezes.

A única grande frustração de Alchemic Jousts é esta vertente de laboratório. A ideia está soberba e é curioso como conseguimos criar alguma lógica entre as combinações, por exemplo, se unirmos terra e água desbloqueamos a lama, e assim sucessivamente. Mas as falhas vão existir, especialmente à medida que as combinações vão exigindo elementos mais complexos, e o uso dos reagentes vai escasseando à medida que falhamos e não encontramos novos elementos nestas combinações químicas.

Nessas situações o jogo não nos dota de formas de conseguirmos perceber quais as combinações que já fizemos como forma de não repetirmos erros cometidos, e acabamos por estar a desperdiçar recursos desnecessariamente.

Tirando este factor que necessita de muitos ajustes, Alchemic Jousts é um jogo onde a estratégia é surpreendentemente desafiante e divertida tendo em conta o visual simpático que nos faz incorrer em pré-concepções infantis em relação ao jogo.

Que deck escolher, quais as forças e as fraquezas do número limitado de elementos que podemos levar para combate e de que forma é que conseguimos contrariar o adversário são algumas das questões que fazem de Alchemic Jousts um jogo mais complexo do que aparenta.

E pela minha experiência de pai, um óptimo jogo para ir mostrando às crianças de forma lógica como funcionam os nossos elementos naturais, de forma racional e lúdica.