Um dos meus últimos textos foi parcialmente acerca do Steam Greenlight e de jogos que foram aparecendo aos magotes na plataforma digital, de jogos que são repetições de outros melhores e mais originais aos ports de plataformas móveis para PC.

Resultado de imagem para Star Smashers steam

StarSmashers é puramente um jogo de touchscreen, toda a mecânica grita por um ecrã táctil, mas mesmo assim funciona bem em PC.

Não sendo um jogo brilhante, na verdade está apenas um pouco acima de razoável, coloca nos um desafio interessante que merece bem passar as missões tutoriais e iniciais para retirar o que ele tem de bom.

Resultado de imagem para Star Smashers steam

Apesar da história linear e diálogos pouco inspirados é na estratégia de batalha que o jogo mais rende, usando um sistema de turnos com limite de tempo para as nossas acções temos que conseguir gerir ataques e reparações, leitura de pontos fortes e fracos do nosso adversário. Há uma linha muito ténue na qual passamos de uma batalha de atrição para uma amarga derrota ou vitória esmagadora e para isso é preciso ter um bom olho de estratégia.

Cada nave tem as suas características de ataque e defesa, descobrir a falha na armadura delas e explorar a mesma pode ser mais difícil que parece, todas têm uma, ninguém é imbatível mas às vezes ver o sistema certo e cair no seu ritmo pode demorar mais que esperado.

Depois das batalhas, ou antes delas, há toda a gestão de upgrades da nossa nave e podemos melhorar ou mudar de armas, algo muitas vezes necessário para nos adaptarmos ao nosso inimigo na altura. Esta gestão é a chave do sucesso pois certas armas são mais eficazes contra certos componentes do adversário e inúteis contra outros. Equipar a arma errada é uma receita para o fracasso.

Resultado de imagem para Star Smashers steam

Em várias ocasiões fez-me lembrar tanto o fantástico Infinite Space da DS, numa versão menos complexa e o não menos brilhante Out There, mas apenas em espírito. Obviamente não é um jogo obrigatório, mas é um que pode dar mais do que aparenta à primeira tentativa. Mostra que nem tudo foi muito mau nas contas de Steam. Mas também mostra que cada macaco no seu galho e há plataformas ideias para alguns jogos. Apesar de gostar deste, acredito que estaria melhor num smartphone ou no mercado mobile do que a 7,99€ no Steam.