É um dos maiores eventos do mundo, em termos de visibilidade, impacto e premiação. O ROG Masters 2017 reúne equipas de Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2 de todo mundo para um bolo de meio milhão de dólares a repartir por ambos os jogos. Portugal passou esta semana a entrar nas contas do evento.

O ROG Masters 2017 é um torneio global que, na sua fase final, contará com mais de 20 equipas, entre profissionais e amadoras. O arranque dá-se com quatro etapas de qualificação continentais, entre as quais Portugal se inclui com qualificadores para Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2.

A iniciativa parte da ASUS Republic of Gamers (ROG) e visa acompanhar o crescimento do mercado global de eSports, com uma premiação ao nível do melhor que se faz, exceptuando os torneios organizados pela casa-mãe dos dois títulos líderes neste capítulo. Dota 2 e CS:GO representaram, em 2016, mais de 57% do volume de prémios distribuídos no mundo dos eSports. E fizeram-no a uma distância considerável do League of Legends, a encerrar o pódio com pouco mais de metade daquilo que CS:GO distribuiu e um quarto daquilo que Dota 2 pôs na mesa. O desafio era, então, organizar um evento financeira e desportivamente relevante, e os $250.000 para cada jogo serão, para isso, um trunfo importante.

As inscrições para os qualificadores nacionais estão disponíveis até dia 12 de Julho e as partidas deverão arrancar a partir de dia 14. As duas equipas apuradas, uma de CS:GO, outra de Dota 2, terão a viagem e estadia pagas para disputarem o qualificador Europeu na Alemanha, em LAN.

É sem dúvida um dos eventos mais promissores do ano, em Portugal, e procuraremos acompanhá-lo de perto por aqui.