Há uns tempos apareceu por aí um site que prometia ser uma nova forma de jogar Dungeons & Dragons, apresentando-se com o nome de D&D Beyond. Trazido a este mundo pelas mãos da equipa da Curse em parceria com a Wizards of The Coast, D&D Beyond mostrava ter tudo para dar certo, fazendo jus à ideia de um novo go to em termos de mecânicas, desde regras a stats de criaturas e de itens.

Desde logo, toda a informação tem um acesso fácil e o site é bastante user friendly. As regras estão divididas nas mais variadas categorias e é bastante fácil de encontrar aquilo que procuramos, bastando para tal alguns cliques (uma alternativa a ter que folhear os manuais). Contudo, as listas não estão completas, algo que pode muito bem ser observado na categoria de itens (aquando da elaboração deste artigo, nos Artefactos nada consta).

Na última actualização, tornou-se possível criar a nossa própria personagem jogável, campanha, itens e criaturas, podendo depois submetê-los para, após aprovação, ser usados pela comunidade. As ferramentas disponíveis neste sentido são vastas e mais que adequadas, sendo acompanhadas por tutoriais úteis, principalmente para os que são novos, não só no site, mas também ao mundo de Dungeons & Dragons. Contudo, algumas destas mecânicas são redundantes. Na criação de itens, por exemplo, é-nos pedida uma descrição do item em questão. Após gravarmos a mesma, passamos para um outro menu onde nos é pedido (se bem que não obrigatoriamente) para acrescentar uma serie de elementos que podemos muito bem já ter incluído na descrição.

Conforme está, D&D Beyond continua promissor, e a equipa da Curse já anunciou o que tem planeado para o futuro, como uma versão app móvel, os vários pacotes (gratuitos e pagos) e os respectivos conteúdos. Através do site, os manuais (por exemplo o Player’s Handbook) poderão ser adquiridos por 29,99$ e os módulos (por exemplo Curse of Strahd) por 24,99$. As subscrições dividir-se-ão em duas, Hero Tier e Master Tier. A primeira, custando 2,99$ mensais, garante a remoção de anúncios e permite a criação de um número ilimitado de personagens e permite acesso a conteúdo partilhado publicamente para uso próprio. O Master Tier, pelo preço de 5,99$ mensais, garante todos os benefícios da subscrição anterior, permitindo também que o Dungeon Master partilhe todo o seu conteúdo oficial desbloqueado com os seus jogadores dentro da sua campanha.

Pessoalmente, e como alguém que usa uma série de apps e outras ferramentas mais ou menos semelhantes nas suas sessões, a ideia de ter tudo num único sítio agrada-me bastante. Falta agora saber se será realmente útil (e nalguns casos um investimento justificável), ou se irá acabar por se tornar em algo que era demasiado bom para ser verdade… ou um simples cash grab.

D&D Beyond será lançado na sua totalidade a 15 de Agosto.