Nos mundos de tabletop RPGs, onde tudo pode acontecer e ganhar forma, é perfeitamente normal que cheguemos a um ponto de pura dúvida sobre o que fazer a seguir. As hipóteses são tantas que não sabemos quais escolher ou por onde começar, ou simplesmente nenhuma das nossas ideias parece ser satisfatória ou fácil de encaixar. Writer’s block toca a todos, mas é este mesmo universo de infinitas possibilidades que acaba por ser o nosso maior aliado.

Já todos sabemos que não é possível prever a 100% o conteúdo de uma sessão, e, como tal, é necessário tomar as devidas precauções, delineando uma série de possíveis alternativas. Contudo, os nossos jogadores poderão deixar-nos numa situação onde as palavras “ok, e agora?” são uma constante. Neste sentido, há uma série de coisas que podemos fazer quando preparamos a próxima sessão. Primeiro, podemos simplesmente ver como é que acabou a sessão anterior e estudar o interesse dos jogadores em continuar a actividade que levavam a cabo. Se estiverem determinados em seguir a missão principal, então construa-se a partir daí e crie-se o próximo capítulo dessa linha narrativa. Caso o impasse seja significativo, aí é necessário improvisar e puxar a sério pela imaginação, o que, por sua vez, é bom para todos. Talvez um certo NPC que o grupo já não vê há algum tempo esteja a planear algo que os possa envolver directa ou indirectamente. Talvez as pistas que lhes foram dadas sejam falsas e o grupo está na verdade a caminho de uma armadilha. Talvez a profecia seja (ou não) apenas um mito.

Isto prende-se ao previsível, algo que vá de encontro ao que o momento mais ou menos pede, mas nada nos impede de tornar as coisas um pouco mais interessantes. Talvez queiramos que os jogadores confrontem uma versão oposta daquilo que eles são. Há várias formas de magia, pelo que isto pode muito bem ser uma realidade que alguém pode explorar. Se calhar era interessante uma mudança de cenário. Talvez haja um portal algures por aí que sirva de acesso para um outro plano de existência. A sede por poder é constante. Há por aí muitos itens capazes de saciar essa sede… mas ninguém disse que o fazem de livre e espontânea vontade.

Os bloqueios irão acontecer tal como os momentos de improviso, mas não há problema algum. O mundo é vasto o suficiente para que os seus segredos surjam quando menos esperamos.