101, dito one-oh-one ou uanouane se preferirem, não é para marcar o facto de ser o centésimo primeiro Shoot’em up sobre o qual escrevemos aqui, mas sim a nomenclatura de educação universitária estado-unidense para cadeiras de nível introdutório. Sine Mora EX é precisamente uma introdução a este estilo de jogos, ou até um mini-curso intensivo.

Há algo que vejo cada vez mais conforme vou ficando mais velho, mais experiente e mais sábio no geral, mais intolerante e rabugento em particular, que é tudo ser fruto da geração em que estamos, o mundo vai obviamente mudando e com ele os gostos e padrões, não só nos videojogos mas na cultura em geral. A minha geração nascida entre 1975 e 1985 viveu alguns momentos que nos fazem apreciar algumas coisas de uma maneira que as gerações posteriores não conseguem tão bem. Há uma aceitação, por exemplo, na dificuldade de um jogo que estamos altamente habituados seja pela quantidade de vezes que perdemos ou pela falta de tutoriais, os nossos jogos eram maioritariamente criados para arcade e para comer o máximo de moedas possíveis, alguém que nunca colocou os pés numa não pode aceitar tão bem a “sua morte” constante nos jogos.

Sim há as excepções como aqueles jogos massacrantes ao ridículo, mas como nunca os joguei não consigo comparar. A questão a que quero chegar é que Shoot’em ups como Sine Mora EX são por regra difíceis, é preciso concentração e acima de tudo treino, como em tudo na vida em que queremos ser realmente bons, portanto para um iniciado que está habituado a jogos em que o tutorial dura até metade do enredo e nunca podemos perder, este estilo de “levas um tiro e morres” é intimidante e afasta grande parte dos jogadores.

Sine Mora EX “corrige” essa dificuldade ao permitir que o jogador tenha que acabar o nível ou uma secção dele num tempo limitado. Ao ser atingido perde mais tempo e ao derrotar inimigos aumenta o limite, é uma forma suave de introduzir um jogador novo a um estilo sem alterar grande parte da sua essência e continua a ser desafiante nos níveis de dificuldade mais elevados. Utilizando um estilo semi-steampunk quase tirado de um filme do imaginário de Miyazaki com sequências de acção ao nível de Top Gun para desenvolver a história é um sonho para um fã de R-Type e outros side ou vertical SHMUPS da velha guarda.

Aconselho vivamente Sine Mora EX a que nunca testou o estilo por medo ou intimidação de algum modo. É o que se chama uma óptima porta de entrada a este estilo onde podem vir a descobrir um maravilhoso mundo velho.