A nossa moralidade, independentemente da forma como a definimos, ajuda-nos a diferenciar o bem do mal (e vice-versa), o que por sua vez nos permite avaliar uma determinada situação e interpretar/agir conforme aquilo que a nossa bússola nos indica. Em tabletop RPGs as coisas não são tão diferentes.

A nossa personagem tem uma personalidade, uma forma de ser e de estar na vida, e uma série de objectivos e ambições que pretende levar a cabo. No meio de tudo isto, a moralidade acaba por determinar não só como o mundo é visto aos olhos da nossa personagem, mas também a forma como ela reage perante ele.

Cada sistema tem a sua forma de delinear estes pormenores. A título de exemplo, Dungeons & Dragons tem Alignment e Vampire: The Masquerade tem Nature e Demeanor.

Mas quão importante é o papel do alinhamento moral no jogo? Uma vez mais, depende do sistema e do jogo em si. Em Vampire: The Masquerade, os benefícios acabam por assumir uma forma mais técnica, aumentando a Willpower do jogador sempre que este aja de acordo com o perfil da sua personagem. Já em Dungeons & Dragons, as conotações são um tanto ou quanto mais informais. Alguns Dungeon Masters simplesmente ignoram a questão do Alignment, enquanto outros estudam as acções dos jogadores e, quando acham necessário, pedem-lhes para fazer um novo teste (se as nossas acções nos moldam, porque não as nossas personagens?), para não falar que esta mesma mecânica pode ser aplicada aos itens que os jogadores vão encontrando. Uma determinada arma ou armadura pode requerer um certo tipo de Alignment para que possa libertar todo o seu potencial, ou então mudar o Alignment do jogador assim que ele e o item em questão estejam ligados.

Para todos os efeitos, é inegável que a bússola moral permite que, de um ponto de vista narrativo, momentos interessantes ganhem forma. Pessoalmente, agrada-me bastante a ideia de ver o típico paladino Lawful Good a ter a sua fé questionada e eventualmente vir a quebrar (ou não) os votos que proferiu e que lhe concederam as suas habilidades. O que acontece depois? Todas as suas habilidades desaparecem assim que os votos são quebrados? Uma nova entidade encara isto como uma forma de devoção e acolhe-o como se de um novo seguidor se tratasse?

Ainda dentro do tópico anterior, é igualmente promissor a interacção entre personagens com diferentes formas de ver o mundo e quem nele habita, principalmente quando essas mesmas personagens fazem parte do mesmo grupo de aventureiros.

Todas as opiniões sobre este tópico são mais que válidas, como não haveria de deixar de ser. Afinal de contas, são necessárias várias perspectivas para que se possa entender a verdadeira natureza da realidade na sua totalidade.