É possível que não exista empresa mais profícua na produção e criação de JRPGs que a Kemco. A democratização do acesso ao RPG Maker potencia isto mesmo, e se muitos dos jogos que vão chegando às lojas (especialmente ao Steam) acabam muitas vezes por mostrar o lado negro desta facilidade de acesso e produção, com produções medíocres e que nem oferecidas valem a pena, muitas outras vezes existem em que existe pequenos laivos de inovação no género e alguns bons resultados são atingidos.

Antiquia Lost é um desses casos, quase perdidos, de uma linha de continuidade com o genial catálogo do género na geração SNES e as potencialidades do RPG Maker. Originalmente lançado para telemóvel num modelo freemium (onde é possível remover a publicidade através de um pagamento único), e que, a par de outros jogos como Asdivine Hearts chega agora ao PC e ao Steam.

De todos os elementos que o compõem, a sua grande maioria decalcados dos clássicos da Square e até do catálogo da Kemco e do estúdio também ele profícuo EXE-Create, a existência da personagem Lunaria é sem sombra de dúvida a mais interessante, e não apenas por ser uma princesa composta por gosma.

Se todos os personagens fazem level-up da forma habitual com XP, Lunaria só evolui comendo gemas encontradas em combate com os muitos monstros que compõem o mundo de Antiquia Lost, o que acaba por ser um bom twist e que está intimamente ligado do ponto de vista conceptual à tribo da personagem e que cria uma alteração de dinâmica interna dentro da própria party.

Mas este não é o único elemento mais experimental ou bizarro, temos a possibilidade de plantar feijões que nos podem dar equipamentos para usar. Uma estranha decisão mecânica que funciona sem problema dentro da consistência generalizada de Antiquia Lost.

Visto que este jogo está completo para mobile gratuitamente (se tolerarem as intromissas publicidades), Antiquia Lost é um óptimo JRPG para incursões curtas em jogo.

Com um feel clássico e uma história a roçar o cliché dos JRPGs mas ainda assim interessante, são os pequenos twists mecânicos que o destacam de um mercado que deita jogos do género pelas costuras. Antiquia Lost é mais um simples mas bom jogo publicado pela Kemco.