Todo o processo de forja tem os seus preceitos, é uma arte, aquecer bem o metal, puxar uma forma dele meio por intenção e desenho meio por instinto e destino, malhar não com força mas com precisão até chegar à têmpera em que o aço endurece e fica na obra desejada sem pressas. Jogar Citadel: Forged with Fire também requer o seu tempo como é costume neste estilo de jogo mas infelizmente com poucas recompensas.

Há pouco tempo escrevi sobre Ark Survival Evolved onde mencionei que uma das mais valias desse jogo era o ambiente não ser o típico fantasia-medieval da maior parte dos MMORPGs, Citadel Forged with Fire é mais um desses, com imenso potencial para ser um óptimo jogo que se desmarca dos concorrentes mas falha em alguns aspectos, nem todos por culpa própria.

Temos as escolhas habituais de PvP ou PvE com os seus característicos prós e contras. Em PvP clãs de energúmenos, que como todos os dessa espécie se juntam e se divertem a destruir todas as bases com ou sem justificação ou em PvE, que apesar de ser mais “seguro” é também mais solitário pois peca por ter menos servidores activos e mesmo esses são pouco povoados, que por si só marca o declínio de um jogo desse estilo.

Aqui é que Citadel Forged with Fire perde os seus trunfos e é uma pena porque apesar de ser de uma combinação de estilos que eu detesto (MMORPG e FPS) há ali algo que me faz não o retirar do meu PC, que é algo habitual quando acabo de jogar algo e olho para o backlog que ali tenho. Não sei apontar o dedo exactamente à razão mas tem ali o que o eu chamo potencial bruto, é aquele bocado de carvão que nas circunstâncias certas pode tornar-se uma pedra preciosa, mas infelizmente não deve acontecer, a concorrência brutal e falta de factores que o ajudem a destacar para já não ajudam neste momento calculo que vá morrer algures na enchente destes jogos.

A maior parte de destaque deste jogo é sem dúvida na construção de bases, é aí que a sua diferença é enorme dos outros onde a complexidade da capacidade para erigir os nossos castelos e fortalezas é imenso, se Citadel Forged with Fire fosse focado apenas nesse aspecto era brilhante, é o resto que se mete no caminho do que podia ser um óptimo jogo.

Infelizmente e voltando à analogia da forja, este jogo requer tempo, tempo que não tenho com um emprego, uma mulher, filha com meses de idade e todas as obrigações extra de adultar a tempo inteiro. Talvez por isso não consiga dar um valor maior a Citadel Forged with Fire, talvez por isso ache só que tem potencial não concretizado, mas pode ser que quem tenha o tempo para investir nele, porque essa é a chave deste estilo de jogos, o investimento de tempo e disponibilidade, consiga tirar algo mais dele que eu. Recomendo apenas em saldos e para quem pode jogar sem “distracções” do dia-a-dia.