Caçada Semanal #110

Para evitar problemas de copyright e cenas o R está correcto e não é ao contrário.

Ah… a nostalgia, esse sentimento ridículo que tal como óculos de cerveja ou lentes de mãe fazem o objecto da nossa visão parecer melhor que é realmente. O efeito nostálgico é sempre grande em todas as gerações apesar de não nos apercebemos porque apenas quando chegamos a certa idade é que isso se torna a ordem do dia. A idade específica é acima dos 30 quando o pessoal de marketing se apercebe que é quem está nessa idade infeliz que tem algum poder de compra e quer recuperar os momentos saudosos da sua infância. Isso ou quem faz as coisas quer o mesmo então cria coisas que os lembram essa altura. Os dois jogos que focamos na caçada de hoje são precisamente cavalgam essa onda nostálgica tal como Johnny Utah e Bohdi. Se não entendem essa referência, podem ir andando, esta praia é só para locais.

Image result for this beach is for locals

Começamos por Team Racing League ou como eu prefiro chamar Super Off Road Hovercraft.

TRL parece uma versão modernizada de Super Off Road, uma das minhas primeiras paixões no mundo dos videojogos. O aspecto mais estilizado, os grandes planos e algumas explosões à Michael Bay são dos jogos recentes, mas grande parte da essência do jogo é desse clássico, a pista completa em visão top-down, o controlo por pivot, a velocidade e caos de uma corrida rápida e frenética estão lá, com a agravante de ser jogado em equipas e não de modo individual contra I.A..

É aqui que TLR perde a sua atracção, custando €9.99 só pode ser jogado como deve ser online e em grupo, que não seria um problema não fosse a falta de jogadores, raramente consegui encontrar o suficiente para uma corrida 3 para 3 (o mínimo para o jogo funcionar) e com bots de treino deixa muito a desejar. É daqueles jogos que podia ser muito divertido e valer a sua compra ao preço pedido mas no seu estado actual não vale a pena.

Depois passamos para Skeleton Boomerang ou como eu prefiro chamar Arabian MegaMan.

Um pequeno platformer de acção que achei muito surpreendente em quão coeso é graficamente, evocando a época dourada dos MegaMan, e em jogabilidade. Até em termos de dificuldade natural (talvez este aspecto seja provocado pela minha falta de prática) me fez lembrar esses tempos.

Com uma mistura de top-down JRPG e plataformas clássico e uma história envolvente, apesar de simples, consegue prender-nos a jogar um bocadinho mais todos os dias, ou correr o jogo de uma vez sem parar. Faz-nos voltar a ele, é algo que não se pode pedir mais por €9.99. O seu ambiente de mil e uma noites, e uma banda sonora chiptune bastante boa para um jogo tão curto e desconhecido fazem dele um pequeno oásis perdido nas inóspitas areias do deserto que se tornou o Steam. A Artisano tem aqui uma bela montra do que conseguem fazer e espero que no futuro continuem por este caminho.

Recomendo a preço completo ou saldos se estiverem na dúvida.