Recentemente tive o prazer de experimentar um novo tabletop RPG de seu nome Tales from the Loop. O jogo em si não mais é que um projecto de Kickstarter com tudo para dar certo e que promete uma visita a uma versão alternativa dos anos 1980 com significativos progressos tecnológicos e onde os jogadores interpretam o papel de… miúdos! (Stranger Things, anyone?). Neste caso em concreto, tratei de dar vida a um metaleiro de doze anos de idade residente em Monsanto chamado Mauro Ferreira.

A própria simplicidade do sistema acaba por ser uma das suas mais-valias. Anda tudo à volta do dado de seis faces, sendo rolado um dado por cada ponto de habilidade que se tenha, e onde o número de sucessos é determinado com base na quantidade de seis que são rolados (O GM decide quantos é que são necessários).

Tamanha simplicidade dá espaço para aquilo que realmente interessa e que marca toda a experiência: o revisitar da nossa infância e das actividades e preocupações que tínhamos presentes nessa altura. Não há propriamente uma preocupação centrada em actos heróicos de grande escala pois há coisas mais importantes nesta fase marcada pelo começo da descoberta do verdadeiro eu (o que não é mais que uma forma demasiado complicada de dizer puberdade e tudo o que ela acarreta).

É realmente um sistema que traz algo novo para a mesa (pun intended) e digno de toda e qualquer atenção, principalmente se se anseia por algo mais fresco.

Para os interessados, podem encontrar mais informação sobre o projecto que é Tales from the Loop aqui, e em jeito de conclusão, fica aqui também o vídeo da one-shot que eu e os restantes membros do Rola Iniciativa levámos a cabo.

Através do Rola Iniciativa pretendemos produzir e partilhar conteúdo de tabletop RPGs totalmente em português, e recentemente demos por nós a querer experimentar outros sistemas para além de Dungeons & Dragons 5e, passando por Vampire: The Masquerade, agora Tales from the Loop, seguindo-se em breve Call of Cthulhu (que será mestrado por yours truly), e muito mais.

O futuro nunca pareceu tão promissor.