Depois de mais uma década à frente do apoio a desenvolvimento de jogos independentes na PlayStation, Shahid Ahmad tornou-se um dos grandes responsáveis pela explosão, crescimento e solidificação do mercado indie, sendo considerado até hoje um dos maiores defensores e responsáveis pela abertura global do mercado indie.

Shahid Ahmad já foi considerado uma das 10 pessoas mais influentes da Indústria de Videojogos Internacional, e no Top de 100 pessoas mais influentes da Indústria Britânica de Videojogos, para a Develop é uma das 25 pessoas que mudaram os videojogos, do qual também recebeu o prémio de Publishing Hero por ter conduzido a abertura da PlayStation a developers e de ter comissionado mais de 100 jogos, incluindo No Man’s Sky, Hellblade, Volume, Nuclear Throne e Velocity 2X.

Depois de 35 anos na indústria de videojogos, Shahid decidiu voltar às suas origens e regressou ao desenvolvimento de videojogos, especializando-se em VR. Tem um podcast intitulado Remaster na Relay FM, tem um projecto de mentoria com a PlayStation Iberia e com a Creative England, pertence ao painel da Double 11, ao comité de direccionamento da Games London e é um curador da MOBO.

Com o apoio da PlayStation Iberia, Shahid Ahmad será o convidado especial do Lisbon Game Conference 2017, que decorrerá no ISCTE nos dias 12 e 13 de Outubro, com entrada gratuita, mais uma vez organizado em parceria com o Rubber Chicken e cujo programa completo pode ser consultado aqui. Para além da sua keynote, Shahid Ahmad terá também 30 minutos para receber game devs e estúdios portugueses, e durante o dia de hoje será definido quais as condições para os interessados terem a oportunidade de o conhecer e conversar com um dos “pais” do mercado indie, com uma longa carreira na indústria, e cujo nome estará para sempre associado ao crescimento da PlayStation.