Desde o trailer do jogo que imediatamente me lembrou aqueles jogos flash antigos de God Mode/Strategy Control Point. A jogabilidade imediatamante sabia o que esperar, certos pontos fixos no mapa que regeneram tropa e nos temos de os enviar ponto em ponto para batalhar por esses pontos para nos apoderarmos dos mesmos caso ganhemos a batalha. A batalha é resolvida automaticamente com base numa única regra “quem tem mais tropas naquele ponto ganha”. Até aqui nada de novo… Uma fórmula antiga que já tinha demonstrado o seu sucesso devido ao seu nível de dificuldade extremamente desafiante. Ora numa época em que cada vez mais e mais jogos saem com inspiração nas series Souls e os Gamers cada vez mais procuram desafios e se afastam de jogabilidades demasiado fáceis.

Mushroom Wars 2 consegue tudo isso, usando uma formula já conhecida MAS consegue também inovar essa mesma formula criando um sistema de skills e tipos de pontos diferentes, 12 personagens cada um com 4 diferentes magias que mudam totalmente o jogo em cada playthrough ou até PVP (Player VS Player) feito e tendo ainda cada nível com diversas dificuldades.

Ao jogar Mushroom Wars 2 e em menos de 24h ter acabado uma das duas campanhas em várias dificuldades, não faz do jogo demasiado fácil ou curto, mas sim um jogo extremamente desafiante e entusiasmante. No entanto ao jogar deixou-me com a ideia que infelizmente não joguei o primeiro Mushroom Wars, não podendo assim comparar a diferença entre os dois e comentar a evolução da série, posso sim falar sobre o quão interessante este jogo é.

Cada nível é um desafio diferente, a originalidade de criar 50 níveis todos eles com desafios diferentes, alguns muito diferentes e “fora da caixa” outros muito parecidos com os anteriores mas mudando pequenas variáveis, fazem-nos saltar de nível para nível sempre a pensar “consegui! será que consigo o próximo?”.

O jogo apenas tem 50 níveis? Sim e não! A primeira campanha tem apenas 50 níveis mas dentro de cada nível existem 4 dificuldades para o completar e acreditem que se em “easy” é de dificuldade decente em expert a dificuldade pode tornar-se desesperante. Quanto à segunda campanha, não sei quantos níveis tem mas assumo que sejam 50 também. Cada campanha consiste numa storyline diferente e em cada uma delas temos 2 personagens diferentes com magias diferentes que podemos usar a gosto.

E para adocicar ainda mais esta guerra de cogumelos mágicos saborosa, o jogo conta ainda com a possibilidade Multiplayer com amigos da Steam OU um matchmaking com rank ou não para jogarmos contra outros jogadores de todas as partes do mundo, o mais giro nesta ultima hipótese é que tanto podemos jogar um modo Free For All (em que todos jogam contra todos) ou um team up em que é um básico 2VS2.

Apesar de simples e “básico” Mushroom Wars 2 entra para o meu Top 10 de 2017, não pelo quão o jogo é poderoso em grafismo, mecânicas, bla bla bla mas sim pelas horas de diversão que me deu e pela ânsia de querer desafiar-me mais e mais.