Descobri o mundo dos jogos de tabuleiro (board games ou como lhe chama agora a Worten, jogos sociais) há algum tempo e passou de uma curiosidade (ou apenas a um hobby) para algo no qual faço questão de todos os meses aumentar um pouco mais a minha coleção. Comecei por ver um programa de YouTube feito bem ao estilo televisivo norte-americano chamado TableTop, apresentado por Will Wheaton, onde via o playthrough de alguns board games e dessa forma escolhia quais comprar. Um dos meus jogos favoritos foi escolhido e comprado por causa do TableTop, chamado Champions of Midgard, e até já escrevi um artigo sobre ele.

Mas em Março num dos encontros com os meus amigos para uma Board Game Night, um deles falou-me de uma plataforma que eu já conhecia muito bem devido aos videojogos, chamada Kickstarter, mas desconhecia de todo o furor à volta da mesma para o crowdfunding de jogos de tabuleiro. Nessa mesma noite ele falou-me que as expansões do Champions of Midgard estavam em crowdfunding e com isto descobri um mundo dentro de um mundo.

O Kickstarter é um verdadeiro mundo dentro do universo dos jogos de tabuleiro. Na altura nem pensei duas vezes, ter as duas expansões de um dos meus BGs favoritos antes de sair para as lojas? Perfeito, como dizia o amigo do Bondage “Quero agora!”. Com o olhar para mais uma série de jogos em crowdfunding comecei a pensar: será uma decisão correta comprar board games através do Kickstarter? Afinal o investimento no jogo mais os portes pode nem sempre compensar e é exactamente por isso trago-vos este artigo.

O que compensa nos jogos de tabuleiro do Kickstarter? Os stretch goals exclusivos da plataforma e apenas por isto normalmente compensa comprar o jogo. Mesmo somando os portes, o jogo acaba por ficar mais barato que nas lojas, mas muitas das vezes a diferença é muito pequena, acrescendo os problemas que podem acontecer como falhas na entrega, danos na embalagem, etc.

Com base nisto a análise a cada jogo de tabuleiro deve basear-se tanto jogabilidade (o que faz dele um bom jogo) e pelos exclusivos do KS. Deixo-vos de seguida algumas das campanhas a decorrer neste momento que sugiro, caso gostem, que façam Pledge:

Estes são alguns exemplos de boas apostas neste momento no Kickstarter, mas ao fazer esta busca também encontrei exemplos de outros jogos que podem surgir, que são aqueles jogos que têm um design fantástico, parecem ser jogos lindíssimos mas não conseguimos perceber se é uma boa aposta ou não. O meu conselho neste casos é “esperem para ver”. Mas ver o que? Esperem para ver os stretch goals, quantos atingem e se esses tornam o jogo uma compra obrigatória. Deixo-vos aqui dois exemplos do que falo:

Com esta reflexão inicial sobre o que é o pequeno grande mundo dos jogos de tabuleiro dentro do KS. A partir de hoje passarei a fazer um artigo de 3 em 3 ou 4 semanas sobre quais os jogos que naquele momento são uma boa aposta, obviamente isto sempre dentro da minha opinião.