Diz que é moda. É moda, só pode. Depois de Goat Simulator ter mostrado ao mundo que é possível vender um jogo (e há quase 3 milhões de pessoas que têm o jogo, segundo o SteamSpy) em que somos uma cabra com uma língua pegajosa, depois ainda de I am Bread ter simulado o intrincado e complexo mundo de uma fatia de pão e convencido perto de 600 mil pessoas que isso era uma boa ideia, está aberta a caixa de Pão Duro… E este é capaz de ser o pior trocadilho alguma vez feito. Lamento. O meu Trocadilho Simulator tem destas coisas.

Tum Tum Tumtum Tum Tum Tumtum…… ao contrário e tal, mas… Tum Tum Tumtum Tum Tum Tumtum

Em Shark Simulator, pouco surpreendentemente, vestimos a pele de um tubarão. Não é um tubarão qualquer, procurando enfardar robalos e atuns. Não, este tem a sua mente programada para matar e destruir coisas fora daquilo que seria o seu habitat natural, algures no meio das ondas. Este tubarão sociopata quer matar gente. E nada como sair da água e esbardalhar-se pelas praias e ruas da cidade onde se encontra para cravar os dentes nos incautos e estranhamente impávidos transeuntes. Estes ficam ali parados a ver um tubarão sair do mar e dirigir-se a eles, saltando e rebolando pela areia, até que o tubarão lhes espete uma barbatana caudal nas costelas. Aí sim, eles se dão ao trabalho de fugir e de alertar a polícia que, solícita, surge escassos segundos depois, com o melhor equipamento possível para atacar um tubarão: pistolas.

E é isto.

Impávido, David Attenborough assiste enquanto um Tubarão, no seu habitat natural, abocanha dois carros.

O “jogo” é isto. É navegar atabalhoadamente pelo mar (com o tubarão a ir rodando, ficando de barriga para o ar durante o trajecto), arrastar-se pela areia até ao primeiro cidadão, abocanhá-lo e depois ir fugindo dos tiros da polícia ou carregando contra eles, enquanto se procura matar o maior número de pessoas possível. Imagino-o estrondosamente divertido, ribombando gargalhadas entrecortadas por ruidosas fungadelas por entre um público longe do estado de sobriedade. Sem isso, sem a bênção do álcool ou de outros estupefacientes, e aliado às dificuldades técnicas de um jogo em early-access que fazem com que este me crashe sempre que termino um jogo, não vejo nem consigo ver qualquer tipo de divertimento  neste jogo que parece saído de uma jam de 48h.

Diz que há lojas onde podemos comprar equipamento para o nosso tubarão

A custar perto de 9€, com crashes para o Windows, com movimentos desconexos e sem muito além de uma wreckfest low poly no cardápio, não consigo, de todo, recomendar Shark Simulator. Nem aos peixes.

Nhec!