Songs of Araiah foi originalmente lançado em 2008 como uma visual novel (mais especificamente, uma kinetic novel) abordando os temas da imortalidade e da servitude. Relançada agora em Outubro, esta Re-mastered Edition conta com novos pormenores gráficos e sonoros a embelezar a história de Jason Leraines e da sua relação com Melissa Vonstrauft.

Originalmente lançado como freeware, a versão Re-Mastered no Steam custa perto de 15€ e promete-nos infindáveis clicks de acompanhamento não interventivo da acção. A arte é, de facto, interessante e a história parece desenrolar-se de forma coesa. Mas, enquanto produto de entretenimento “interactivo”, a coisa desenrola-se como um folhear de uma banda desenhada ao som de uma banda sonora impossível de desligar. É só isso. As especificidades de uma kinetic novel assim o dizem: é uma história linear, sem qualquer tipo de intervenção por parte do leitor, sem quaisquer tipo de escolhas ou impacto no final da história.

Interessante quanto possa ser, a verdade é que, pessoalmente, acho muito pouco atractiva a ideia. Sou um rapaz virado para as tecnologias, é certo. Mas para histórias do género, continuo a preferir o bom velho livro em papel, seja ele BD ou não. Gosto do cheiro do papel, do seu som, do seu toque e da forma como guardo a imagem de cada página cá dentro. Ficam na memória. Desta forma, com uma música de arrasta-pé a tocar por detrás, com ocasionais ruídos a tocarem quando sucede uma acção, pressionando a barra de espaços de frase em frase, Songs of Araiah é rápido a perder o meu interesse, não conseguindo envolver-me na história, como certamente seria sua intenção. Mas pronto, pode ser problema meu.

yeah, really.