Através da recente vontade de experimentar vários sistemas de tabletop RPGs no grupo do Rola Iniciativa, tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor D20 Modern.

Como o próprio nome indica, o setting onde toda a acção tem lugar tende a ser preferencialmente o presente, ou melhor, uma versão modernizada do mesmo, não sendo estranho que se optem por vertentes futuristas e/ou pós-apocalípticas não tanto no domínio da fantasia mas sim do sci-fi.

A nível de mecânicas, D20 Modern utiliza as regras de Dungeons & Dragons 3.5. Ao início pode parecer um bocado complexo, principalmente quando se vem de sistemas que, na sua génese, foram trabalhados de forma a serem mais simples, mas, como tudo, primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Quanto à criação da personagem, a mesma é sempre descrita como Hero, havendo um tipo de Hero (ou classes básicas, se preferirem) para cada uma das várias habilidades, e cada um com as suas proficiências, dados e valores específicos. Temos então o Strong Hero com base na Força, Fast Hero com base na Destreza, Tough Hero com base na Constituição, Smart Hero com base na Inteligência, Dedicated Hero com base na Sabedoria e Charismatic Hero com base no Carisma.

Para além disto, há classes avançadas, 14 ao todo e idênticas às anteriores, só que com requisitos a cumprir. São elas: Acolyte, Bodyguard, Daredevil, Field Medic, Field Scientist, Gunslinger, Infiltrator, Investigator, Mage, Martial Artist, Negotiator, Personality, Soldier, e Techie. Atendendo às características da classe base, é fácil identificar a classe avançada ideal, pelo que, ao fim e ao cabo, desde de que tudo tenha conta, peso e medida, várias combinações podem ganhar forma.

Para complementar a natureza das classes, dando um maior realismo à personagem (quem é e o que faz) temos as ocupações, que mais não são que a(s) profissão(ões) que a mesma desempenha. Como exemplos temos: Academic, Adventurer, Athlete, Blue Collar, Celebrity, Creative, Criminal, Dilettante, Doctor, Emergency Services, Entrepreneur, Investigative, Law Enforcement, Military, Religious, Rural, Student, Technician, e White Collar.

É um sistema sólido e que permite experimentar toda uma série de funcionalidades e dinâmicas, seja num setting criado por nós, ou num já existente, como Shadow Chasers, Agents of Psi e Urban Arcana.

Em suma, D20 Modern recomenda-se. Fica agora nas vossas mãos decidir como é que querem modernizar isto (pun intended).