Westerado: Double Barreled, uma espécie de fusão entre western spaghetti, generic RPG Maker game e um humor muito peculiar, criado pela Ostrich Banditos com a publicação da já cimentada Adult Swim Games.

Como um verdadeiro amante de Westerns, este jogo chamou-me logo à atenção. E o aspecto dele? Uma verdadeira delícia! É também impossível ignorar as invocações que este jogo faz a um cult classic, o Oregon Trail, pelo menos na arte visual.

A premissa é muito simples, a vossa família foi assassinada a sangue frio enquanto vocês estavam fora a tratar do gado, a não esquecer que estamos num ambiente de cowboys, deserto, revólveres e muitos búfalos. Agora, com a família morta, e um irmão ainda a esvair-se em sangue, é-vos incumbida, por esse mesmo irmão, a tarefa de vingar o nome da vossa família encontrando o “mauzão” que fez tal atrocidade, e claro o vosso irmão morre ali perante os vossos olhos.

Agora vem a parte interessante!

O jogo não segue nenhuma linha concreta, em que falas com este que te manda falar com aquele que te manda falar com o outro e no fim encontras o vilão máximo. Em vez disso, o jogador tem total liberdade sobre com quem fala, quem acusa, quem mata, quando e onde o faz e isso torna uma história simples em algo muito mais complexo. Talvez o gajo que te vendeu um chapéu em certa altura do jogo fosse o verdadeiro assassino, ou talvez seja o taberneiro, cabe ao jogador decidir e executar a justiça à sua maneira. E é esta a mecânica que mais me puxou neste jogo para além do óbvio gosto pelo tema. Nada me impede de acusar o Xerife de ter morto a minha família, ou simplesmente ignorar tudo e todos partindo numa murdering spree pelo velho oeste.

Quem nunca quis ignorar totalmente o que um jogo pretende que façamos atire a primeira pedra, ou bala neste caso.

Existem sidequests que vos recompensam com dinheiro, utilizado para adquirir armas e chapéus (vidas) ou por vezes a recompensa vem na forma de informação sobre o assassino da vossa família, porque ninguém dá nada à borla nesta cidade, nem mesmo sobre o paradeiro de um criminoso perigoso, vá se lá saber.

Claramente o nosso personagem não é também o mais esperto dos vaqueiros e é possível que os cidadãos de Clintville (o número de referências ao Clint Eastwood é elevadíssimo) também o achem, daí tratarem o pobre personagem como tratam.

“prt sc” ou “f12” São os botões que mais usei durante o jogo.

Westerado: Double Barreled tem um estilo pixelart lindíssimo, e extremamente bem implementado para o ambiente que pretende reproduzir. Não me canso de tirar screenshots à quantidade enorme de belas paisagens “texanas” desenhadas neste jogo. Desertos, cidades, pradarias, cavernas, tudo o que podiam pedir está presente.
Vale a pena voltar a referir que o mundo é totalmente aberto, e a ordem das missões fica à total descrição do jogador pois este tipo de game design deixa um leque enorme de novos começos, sempre com diferentes caminhos para atingir o vosso nemesis.

Para um jogo simples e com uma história relativamente curta, esperam-vos horas de prazer e sem dúvida muita diversão com as piadas bem implementadas e por vezes não óbvias que mantêm o ambiente sempre leve e alegre, apesar do tema ser um pouco sombrio e revolver (get it?) a volta de vingança nesta história criada pelos avestruzes bandidos. Não é o Red Dead Redemption que queremos, talvez nem o que merecemos mas é o que temos e é muito bom!