Quedas aparatosas sem consequências passados alguns segundos, resultados pré-combinados, árbitros ineficazes, comentadores aos gritos e falsas polémicas são apenas algumas das razões de eu ter deixado de ver futebol e passado a ser cada vez mais adepto de wrestling.

E agora há mais um WWE2K para ser comentado pelo “especialista” residente do galinheiro porque como diz o Ricardo: “aqui não se escreve Wrestling sem Machado”. Curiosamente ele diz o mesmo de Forza, o que me leva a ponderar seriamente sobre as suas capacidades de soletrar. A verdade é que WWE2K18 é o terceiro que me cai nas mãos para analisar em igual número de anos e eu nem me importo com isso. Ou não importava, porque este ano estou a ver algumas falhas no jogo que deixava passar antes, tipo os defeitos que ignoramos numa pessoa quando estamos numa relação nova.

A culpa é de um concorrente dele, uma das minhas paixões antigas. Um jogo que durante anos esteve ausente do mercado mas agora que voltou mostrou-me que não temos que nos contentar com algo menor (apesar de ser de uma marca multi-bilionária) quando temos algo muito melhor feito de modo independente. WWE2K18 é um bom jogo da WWE, mas não é um bom jogo de wrestling. Isto pode parecer quase blasfémia. Olhando bem, parece totalmente blasfémia mas é verdade, o facto de ser um jogo da WWE não é um jogo de wrestling da mesma maneira que os FIFA Street não eram jogos de futebol, tinham apenas pontos em comum. WWE2K18 tem muito a seu favor como por exemplo; a licença oficial da chancela de Vince McMahon que é uma carta poderosíssima, a capacidade de usar imagens, vozes, músicas e vídeos oficiais, histórias feitas dentro do mundo da WWE é algo que mais nenhum jogo pode fazer por razões óbvias.

Se assim é, como é que é um mau jogo de wrestling?

Todos os anos é lançado um novo WWE, e enquanto em 16 o jogo era bom tanto a versão de 17 onde foram retirados alguns modos como a versão deste ano onde os mesmo foram adicionados e também alguns pontos novos como o antigo modo “Create-a-match”, ou as possibilidades de ter um máximo de 8 lutadores em ringue, ao invés dos 6 das versões anteriores, a capacidade de andar pelos bastidores no modo carreira, fazendo e desfazendo alianças como nos antigos jogos da N64 ou as alterações feitas à jogabilidade de combate, WWE2K18 é o mesmo jogo que saiu há uns anos e vem tido o seu lançamento constantemente repetido com uma nova capa. É como o FIFA, tem uma actualização de plantel, dos quais alguns como os regressados Hardy Boyz só estão disponíveis pagando o DLC extra e eu nem vou dizer nada acerca disso além de ser uma estupidez porque a minha opinião de DLCs e semelhantes é mais que conhecida.

Uma das minhas irritações máximas nos jogos mais recentes é a criação de lutadores. Por mais tempo que passe a desenhar e ajustar o meu João “The Axeman” Machado quando aparece a imagem de combate no ecrã de loading ou quando está no ringue ele parece sempre irreal, como se não pertencesse àquele mundo, não está feito da mesma maneira e materiais que os outros e nunca me deixa embrenhar totalmente. Também faz-me sempre falta a opção que foi inserida e depois retirada há uns anos ainda pela falecida THQ que permitia criar o próprio finisher, montando-o pouco a pouco com pedaços de movimentos em vez de escolher um golpe já sancionado e utilizado. Sei que é uma coisa picuinhas e não tenho em mais nenhum jogo mas era algo de que gostava. O plantel é cheio de lutadores clássicos e mais recentes mas fica aquém do outro jogo onde só temos uns 20 quando o compramos mas existem cerca de 20.000 do mais variado à vontade do freguês, e são todos perfeitamente enquadrados em aspecto fossem oficiais ou feitos por fãs. Sim, WWE também tem um editor mas não é a mesma coisa porque focam-se em aspectos diferentes.

Fico contente com darem mais foco às poucas divisões que ainda me interessam na WWE como a NXT no seu todo e a feminina em todas as suas marcas por estas terem deixado há muito de ser puramente “eye candy” e mostrarem que a dar espectáculo estão ao mesmo nível ou acima de grande parte dos seus colegas de trabalho masculinos. O meu maior problema com WWE2K18 é mesmo esse, a falta de espectáculo. O seu visual é muito bom, alguns lutadores estão reproduzidos ao pormenor do pêlo da barba se pudéssemos fazer zoom suficiente, já outros como o Seth Rollins que é a figura de capa do jogo já não parecem tão bem, e têm todos os seus golpes característicos mas quando chegamos ao ringue não se comportam como eles porque ao contrário do que eu considero o melhor jogo de wrestling no mercado, WWE2K18 é um jogo de luta disfarçado de wrestling. A sua inteligência artificial é fraca, o seu único objectivo é derrotar o adversário o mais rápido possível e isso não é wrestling, não é por isso que o vemos.

Wrestling é feito de espanto, não é só a novela fora do ringue é a novela lá dentro. É o golpe e contragolpe. É num momento um lutador estar na mó de cima e depois ver-se dominado pelo adversário, é o truque sujo na hora certa, o “bom” fazer algo “mau” e fazer todos na sala suspirar de surpresa, é ver os “maus” ganharem com mérito e deixar o público ao rubro. Vejam o combate Bret “The Hitman” Hart vs Shawn Michaels no Wrestlemania XII e percebem o que quero dizer sobre isto e sobre como se consegue deixar uma multidão à nossa mercê. Tudo no wrestling é feito para ter aquela ovação ou assobios em massa das bancadas e WWE2K18 não nos dá isso, dá-nos um jogo em que os lutadores têm uma barra de energia e é possível fazer um modo carreira inteiro sem perder um combate, é possível fazer combates inteiros sem que o nosso adversário consiga atingir-nos com mais que dois ou três golpes e isso não é wrestling, isso é o Street Fighter. WWE2K18 é um jogo de luta em que o importante é ganhar, Fire Pro Wrestling é um jogo em que o importante é o espectáculo para o espectador, mesmo que este seja apenas virtual, e o melhor a fazer muitas vezes é perder, mas não nos importamos porque conseguimos fazer o nosso melhor para quem vê.

O regresso de Fire Pro Wrestling fez-me ver isso, que estive enganado estes últimos anos enquanto ele esteve ausente. Algo só parece bom porque não temos contacto com algo melhor para fazer a comparação. Seja como for, e para já nas consolas Xbox One, PS4 e Switch WWE2K18 é o melhor jogo do mercado. Já no PC nem sequer está na mesma divisão de peso do campeão.