O Codenames (Código Secreto em Português) tornou-se um Jogo de Tabuleiro (estilo Party Game) de eleição para quase todas as noites de jogo entre amigos feitas em minha casa e não é para menos. Além da perspicácia necessária e do clima competitivo frenético que é requerido, o reboliço de facto existe!

Mas em que consiste o jogo?Codenames consiste num jogo de espiões no qual os Mestres espiões terão de comunicar com os seus companheiros de equipa de modo a que estes consigam entender através de pistas quais são os seus agentes. Este é então um jogo de palavras (que representam agentes) no qual terão de existir duas equipas (a azul e a vermelha) e dois Mestres Espiões (um por cada equipa).

Todos os jogadores irão ver um total de 25 palavras em mesa (que representam o código secreto dos agentes) organizadas num quadrado de 5×5. Os dois Espiões Mestres terão acesso também a uma Chave, a qual consiste numa carta quadrada que revela a identidade dos agentes (as 25 palavras) que estão em mesa. As palavras em mesa poderão ser:

-Agentes da equipa vermelha;

-Agentes da equipa azul;

-Inocentes (cartas neutras):

-Assassino;

Os Espiões Mestre terão que em cada um dos seus turnos dar pistas à sua equipa para que eles adivinhem o maior número possível de agentes (palavras) em mesa da sua cor. As pistas terão que ser dadas dizendo uma palavra (que pode estar relacionada com múltiplos agentes (palavras) que estão em mesa e um número. O número que o Mestre espião diz está relacionado com a quantidade de agentes (palavras em mesa) que o Mestre Espião encontra relacionados com a palavra da pista.

Após a pista do Espião Mestre os jogadores da equipa correspondente terão de tentar adivinhar quais os agentes (palavras) que o Espião Mestre pretende dar a conhecer. Os jogadores de cada equipa, no seu turno, poderão acertar nos agentes correspondentes à sua cor, ou então poderão falhar e acertar numa das outras opções. Caso acertem num agente da cor da equipa contrária, o seu turno termina automaticamente e essa palavra fica já descoberta para a equipa contrária. Caso acertem em inocentes não acontece nada em jogo, no entanto o seu turno também termina. Por fim, caso acertem no assassino o jogo termina automaticamente, sendo que perde a equipa que acertou no assassino.

Codenames é então um jogo bastante simples e acessível a várias idades, trazendo bons momentos de jogo entre amigos mas também em família. Este traz também a possibilidade de ser jogado a dois ou a três, mudando um bocado as regras em comparação com o jogo original entre equipas, no entanto não existe um número máximo de jogo limitado para os jogadores.

O sucesso deste Jogo está a olhos vistos não só na minha mesa como também mundialmente. Este foi um jogo que chegou à 17ª posição no rank do site BoardGameGeek, e a 1º lugar no rank de  Party Games do mesmo site. Em 2016 chegou ainda a ganhar um dos prémios de maior reconhecimento na indústria de Jogos de tabuleiro, o Spiel des Jahres, na categoria de melhor jogo do ano.

A continuação deste foi então inevitável tendo sido criadas várias versões diferentes sendo elas:

Codenames Deep UndercoverVersão igual à original, embora com palavras com cariz erótico ou sexual.

Codenames Pictures Estilo de jogo igual ao original, porém em vez de palavras, os agentes (25 cartas em mesa) serão imagens.

Codenames Duet Esta versão de Codenames, traz ao de cima um jogo do mesmo estilo do original, mas cooperativo e para um máximo de 4 pessoas.

Codenames Disney Family EditionJogo igual ao Codenames original e Pictures, embora inclua imagens e palavras alusivas à Disney.

Codenames Marvel Jogo igual ao Codenames original e Pictures, embora inclua imagens e palavras alusivas à Marvel.

Infelizmente ainda só tive oportunidade de jogar o Codenames original, o Deep Undercover e o Pictures, no entanto a experiência para cada um deles é bastante positiva. É inevitável jogar-se sempre mais do que uma vez o jogo, sendo que a sua duração é relativamente curta (10-20 minutos).

Este é então um jogo que recomendo vivamente para iniciantes aos Jogos de Tabuleiro e para descontração entre amigos, colocando os mais tímidos ou novatos à vontade para participar quando se sentirem confortáveis e sem pressões. Além disso este jogo está disponivel em várias línguas o que poderá ainda ser um facilitador de aprendizagem de vocabulário para muitos jogadores, principalmente os mais novos. Para os portugueses que queiram jogar o jogo na sua língua materna, a Devir está a comercializar a sua versão do jogo original em português!

Para os curiosos com as mecânicas de jogabilidade de Codenames, em baixo poderão ver o vídeo do TableTop a mostrar todo o Gameplay do jogo original!

Bons Jogos!