Preparar uma sessão num qualquer sistema de RPG de mesa pode requerer toda uma atenção em redor das várias regras e mecânicas, algo que com sessões regulares e falta de tempo para ter tudo pronto pode fazer com que o cansaço ganhe forma. Não há mal algum em fazer uma pausa, mas há alternativas.

Seja por causa do grade número de jogadores, por haver várias mesas, ou simplesmente por se ter em vista conferir uma experiência diferente a toda a sessão, é sempre possível ter mais que um DM/GM presente.

O simples facto de haver mais que um mestre pronto para a mesma sessão ajuda a ter o trabalho distribuído e a garantir que a sessão decorre à mesma, mesmo que um tenha que faltar. Com os vários mestres presentes é também possível ter várias mesas prontas, o que não implica necessariamente que os jogos têm que ser diferentes. Há medida que as várias sessões vão decorrendo os vários mestres podem trocar mensagens entre si, possibilitando que as acções de um grupo venham a afectar os acontecimentos de outro.

Pessoalmente, irei ter em breve uma sessão de D&D 5e em que eu e um dos meus jogadores vamos trocar constantemente os papéis de mestre e de jogador, ambos criando e controlando personagens jogáveis de nível 20. Pouco mais se falou para além disto, o que torna toda a experiência propícia ao improviso.

Para além do mais, é uma excelente forma de mudar drasticamente os mundos, e quem diz mundos diz sistemas. Uma sessão de D&D que subitamente se torna em Vampire:The Masquerade? Enquanto os jogadores caçavam um vampiro, são levados por um portal extra-dimensional, aparecendo numa cidade do século XXI e desprovidos dos seus poderes originais (ou não). Uma sessão de Call of Cthulhu que subitamente se torna em Honey Heist? Um grupo de investigadores do paranormal cruza-se com um estranho livro que depois de lido os transformou em ursos sedentos por mel. É estranho? Talvez, mas desde quando é que isso importou?

É uma alternativa que abre todo um leque de abordagens e de opções, culminando no objectivo máximo que é criar uma experiência para mais tarde recordar por todos os intervenientes.