A data limite para inscrição na Global Game Jam 2018 está aí mesmo ao virar da esquina. A Jam de maiores dimensões a nível mundial, tem vindo a crescer ano após ano e Portugal não fica de fora destas tendências de crescimento. Desde os seus primeiros tímidos passos por terras lusas, em 2014, com apenas um local em Lisboa, a Global Game Jam tem vindo a ganhar um crescente número de apoiantes que se reflecte também no aumento do número de participantes e, consequentemente, daquilo que nos interessa: Jogos!

De relembrar que um dos mais promissores videojogos portugueses – e prestes a ser lançado para o mercado – nasceu precisamente na Global Game Jam de 2014, no FabLab, em Lisboa. Strikers Edge deu os seus primeiros passos nesta placa de Petri em formato Game Dev. As regras são simples: o mesmo tema é dado para todos os participantes e cabe a estes, em perto de 48 horas, conceber, desenhar e programar um videojogo subordinado a esse tema.

Dos 10 jogos apresentados em 2014, saltamos para 24 jogos em 2015, numa edição que triplicou os locais anfitriões de Norte a Sul do país. 2016 manteve o mesmo número de lugares, com 27 jogos criados.

Mas seria em 2017 que a Global Game Jam daria um verdadeiro salto, com sete locais a abrir as hostilidades e com um esmagador total de 49 jogos produzidos. Escrevemos aqui sobre ele, na perspectiva de alguém que chafurdou no mesmo lamaçal de privação de sono com um sorriso nos lábios e sensação de dever cumprido. Foram muitos jogos a sair daqui, com Sunset Shockwave a ser um dos mais marcantes desse ano.

Foi o ano em que a Ludoteca se estreou na co-organização e apoio a diversos anfitriões na zona de Lisboa. Este ano esse apoio estende-se a 11 dos 12 locais anfitriões (a excepção sendo a Universidade da Beira Interior, que reserva as suas inscrições para alunos da mesma) e a Global Game Jam espalha-se desde Bragança a Lisboa, passando pela Maia, Porto ou Aveiro. São locais que oferecem um punhado de condições para que os criadores possam concentrar-se nesta “compota criativa” com todo o conforto necessário à criação de grandes jogos!

Deixa, portanto, de haver grandes desculpas para que os amantes de videojogos e aspirantes a criadores se abstenham de participar naquela que é a Game Jam mais importante internacionalmente. Coloca-se apenas uma questão… Porque esperam para se inscrever?