Como lusitanos, a sede de descoberta por novos mundos corre-nos nas veias, e atendendo à situação actual do nosso querido planeta Terra, é apenas natural que queiramos partir e ver o que escondem as profundezas do universo.

Esta é uma premissa recorrente quando se é membro da Frota Estelar, o papel em Star Trek Adventures que nós no Rola Iniciativa tivemos o prazer de assumir.

Está claro que os fãs da série (Kirk ou Picard?) são quem mais pode tirar deste jogo, recriando e revivendo os seus momentos preferidos das séries e dos filmes, ao mesmo tempo que lhes dá um toque mais pessoal.

A nível de como o sistema e as suas mecânicas funcionam, é normal apontar semelhanças com outros sistemas, como Vampire: The Masquerade e Call of Cthulhu. É um sistema de d20 em que no momento de lançar os dados, é necessário, para obter um sucesso, rolar individualmente abaixo do valor pedido. Neste sentido, quantos mais dados se puderem lançar, melhor, correcto?

Para este efeito, alguns dos traços das nossas personagens podem aumentar a nossa pool se a situação o permitir, ou até mesmo garantir automaticamente sucessos. Contudo, existe uma alternativa.

Este sistema prevê duas “moedas” que são trocadas constantemente entre os jogadores e o GM: Momentum e Threat. Ganha-se Momentum rolando mais sucessos do que o necessário (numa situação de dificuldade 2 onde se rolam 3 sucessos, o que sobra passa a Momentum, podendo ser usado mais tarde na forma de um dado extra), ou então pedindo um ou mais dados extra ao GM. Ele aceitará de bom grado, mas é importante referir que receberá Threat por isso, e que a quanta mais Threat ele tiver acesso, mais situações de variados graus de perigo poderão surgir aos jogadores. Em suma, existe uma medição constante entre o risco imediato e a urgência da sua resolução, e o risco a longo prazo de origem incerta.

É um RPG bem desenhado e com uma série de mecânicas funcionais que contribuem para uma positiva experiência de jogo.

Se és fã de Star Trek ou simplesmente gostas de vasculhar o infinito do espaço à procura de novas formas de vida, então Star Trek Adventures é para ti!