O mundo dos RPGs de mesa é vasto e cheio de surpresas, nunca havendo certezas quanto ao próximo jogo que se irá descobrir e posteriormente jogar. Tal foi o caso de The Pool, um sistema criado e disponibilizado gratuitamente por James V. West e jogado pelos vários membros do Rola Iniciativa aquando o nosso primeiro aniversário.

Se tivesse que resumir The Pool numa palavra, esta seria: simples. Não temos classes nem raças, nem toda uma série de habilidades sobre as quais ponderar. Tudo o que precisamos para criar a nossa personagem é escrever uma backstory com um máximo de 50 palavras. Com ela pronta, podemos estudá-la e retirar de lá os vários adjectivos que descrevem a nossa personagem, e serão estes adjectivos as nossas habilidades/traços/atributos.

Falando agora nos dados, o sistema necessita somente de dados de 6 faces e cada jogador começa com 15. Depois de os atributos estarem listados, podem-se gastar dados para lhes dar níveis, permitindo que, quando preciso, se possam rolar mais dados. Para tal, o número de dados necessário para um certo nível é igual ao nível ao quadrado (nível 1 = 1 dado, nível 2 = 4 dados, nível 3 = 9 dados). Recomenda-se somente que se guardem pelo menos 3 a 4 dados.

Na altura de lançar, o jogador lança o número de dados correspondente ao nível, mais 1 a 3 que podem ser cedidos pelo GM, estando garantido o sucesso se em pelo menos um desses dados constar um 1. Podem-se apostar mais dados, de forma a aumentar as probabilidades de sucesso, mas caso não se consiga rolar um 1 em nenhum, perde-se a totalidade dos dados apostados.

Em caso de sucesso, duas coisas podem acontecer: ou acrescentamos um dado à nossa pool, ou narramos um monólogo de vitória (Monologue of Victory). Por outras palavras, The Pool permite aos jogadores narrar os seus sucessos da forma que melhor os favorece.

Quanto à progressão da personagem, ao fim de cada sessão podem acrescentar-se mais 15 palavras à backstory, o que por sua vez permite descortinar mais atributos, sendo-nos possível subir o nível destes últimos ou focar as nossas atenções nos que já estavam previamente delineados.

The Pool é isto, um jogo simples e funcional que se adapta a qualquer setting e a qualquer apetite, desde o jogador iniciado ao veterano, ficando a garantia de que momentos inesquecíveis irão ser criados.

Para os interessados em experimentar este sistema, seguem-se os links com o manual original e traduzido em português pelo ilustre João Mariano.

The Pool (Ing): http://www.jwarts.com/thepoolrpg.pdf

The Pool (PT): http://www.abreojogo.com/files/active/0/The%20Pool%20(vers%C3%A3o%20PT).pdf