Podia começar esta análise de muitas maneiras diferentes mas tenho de deixar já um aviso prévio… se querem testar este jogo, jogá-lo, comprá-lo, oferecê-lo, comer um bom cozido à portuguesa, beber café com os amigos ou visitar o Urban sem serem espancados então sigam as minhas configurações:


[AVISO: Qualquer outra forma de tentar realizar algumas das acções referidas no parágrafo anterior irá resultar em desastre caso não sigam as indicações a cima!]

Agora que já removemos esta pedra pedra do caminho vamos ao que interessa, o jogo. Adorava poder dizer esta frase sem engolir em seco.

Invasion é um bullet hell passado durante invasão alienígena onde uma equipa especial tenta parar a invasão hostil dos estados unidos por parte dos seres vindos do espaço

No menu podemos ver um pouco do que nos espera, e desde aí que as coisas começam a parecer estranhas, temos uma música meio synth, meio rock, algo que parece tirado de um qualquer jogo da série Warriors e slowed down até parecer algo sombrio e tal e coiso e coiso e tal.

[AVISO#2: Antes de iniciarem o jogo voltem a ler o primeiro parágrafo desta análise por favor.]

Quando vamos iniciar a nossa aventura é-nos apresentada uma sequência interessante de imagens claramente inspiradas num movimento retrowave bem aos anos 1980, as cores, o desenho, quem já passou muitos anos a ler e a ver material dessa belíssima época reconhece ao longe este aspecto gráfico.

O sentimento de “isto até pode ser interessante” rapidamente morre quando somos apresentados ao primeiro menu de jogo. O que é isto? Qual é o contexto?

Estou a olhar para um bloco cinzento com números à esquerda e à direita e mais coisas cinzentas, zero explicações, zero descrições. Já joguei muitos bullet hell, shoot’em’up, e tudo mais que lhe queiram chamar, mas este menu de upgrades é mau, talvez o pior que já vi, confuso, inútil e completamente vazio de opções interessantes.

Após dois ou três níveis percebemos que acabaram as imagens bonitas como as que vimos no início do jogo e agora temos apenas um bando de conversas dignas de uma bela vergonha alheia no final de cada nível. A história é completamente ignorável e não há uma só personagem que se aproveite.

-E o gameplay? Isso é que importa num jogo destes ou não?
-Bem, podemos dizer que sim, é o que importa, mas vejam por vocês próprios:

O grafismo é sub-par, a música saiu direta de um jogo Warrriors como referi acima, existem poucos inimigos diferentes, e mesmo os que são diferentes não são fáceis de distinguir. Se não alteraram as vossas configurações estão neste momento a deparar-se com um jogo completamente impossível de jogar, o lixo no ecrã a tentar criar acção é tanto que vocês não vão distinguir background de painel de jogo, nem inimigos de aliados, é tudo igual. Uma autêntica confusão. Ah e agora parece que estamos num cenário pós apocalíptico, claramente alguém se esqueceu de qual era o tema visual do jogo a meio das edições..

Este jogo é uma confusão completa, sem identidade e claramente uns níveis abaixo de outros jogos com a qual divide a loja da Steam.

No entanto e porque nem tudo é mau, a equipa por trás dele está viva, e bem viva, existem updates com alguma regularidade e parece que estão a ouvir a pequena comunidade que segue este título. Isto é algo a ter em alta consideração porque nenhum jogo é perfeito, e Invasion está longe disso, mas com esforço da equipa e alguns tweaks aqui e ali, até pode ficar algo giro para os viciados em adrenalina bem ao modo que este género nos habituou.