Os últimos sensus indicaram que o número de pessoas a habitar a superfície terrestre que não gostam de pelo menos um Final Fantasy é praticamente marginal, e é equivalente ao número de pessoas que realmente gostam de Maroon 5. Esta informação não é bem verdade, mas poderia ser. O número de pessoas que não gostam da famosa série criada por Sakagushi é bastante inferior ao número de pessoas que conseguem tolerar aquilo que Adam Levine e companhia dizem chamar-se “música”.

Houve uma época em que algo ser tangencialmente associado a Final Fantasy era razão para vender por si só. O que inclui coisas medíocres como Ehrgeiz, que visto agora com vinte anos de distância foi um dos piores fighting games da sua geração.

Desde o primeiro título de Dissidia na PSP em 2008 que o objectivo era esse mesmo: pedir ao Tom Cruise para regressar aos 1980s, abrir um copo misturador, atirar lá para dentro personagens de todos os jogos de Final Fantasy e fazer um cocktail minimamente tragável.

Mas Dissidia é fan service no seu mais profundo estado, com ligações intravenosas de sucção de dinheiro directamente dos fãs da série para a Square. O resultado? Mediano, ou pior.

A melhor forma de descrever este Dissidia Final Fantasy NT é compará-lo a outro jogo que só existiu por obra e glória do fan service. Falo de Dragon Ball Z Legends para Sega Saturn, um jogo, que retirando os óculos da nostalgia e do fanboyismo, no qual não se passava nada sem ser esmurrarmos violentamente os mesmos botões até coisas acontecerem no ecrã.

Houvessem teleportes à la DBZ e Dissidia Final Fantasy NT seria mesmo a adaptação para 2018 desse fighting game inócuo. Nestes combates de 3 para 3 que colocam na refrega personagens de toda a história da série (o que inclui spinoffs) e que passam grande parte do tempo no ar ou a fazerem dashes como se tivessem nascido no Planeta Vegeta e esta fosse a sua forma natural de se movimentarem.

Os tutoriais do jogo dizem-me que existe uma complexidade no combate, na forma como temos de usar estratégia para destruir as vidas dos adversários. Como temos de saber quando usar os habituais summons ou combos e/ou as diversas classes dos nossos personagens para suceder. É possível que esta complexidade exista e Dissidia Final Fantasy NT seja altamente interessante como fighting game de 3 para 3 com personagens sempre no ar a fazer coisas espectaculares com as suas armas e magias. Tudo isto é possível. Mas não me conseguiu ser nada apelativo. O caos visual e de movimento dos personagens aos saltos torna-se aborrecido, e a nossa vontade é meramente persegui-los como Gohan perseguia os inimigos no jogo da Saturn, só para lhes dar uns golpes.

O interface caótico, os números que surgem no ecrã sem parecerem terem grande sentido ou significado, misturados com personagens dos quais tanto gostamos, resultam num cocktail estranho de nada. Dissidia Final Fantasy NT deve saber ao que qualquer tratamento homeopático sabe: com tanta diluição em água, a coisa sabe.. .a água.

Dissidia Final Fantasy NT é o crossover pelo crossover, resultando num fighting game perfeitamente aborrecido e desinteressante, que só não é pior pelo seu elenco e pelo tratamento visual que estes tiveram. Com tantos bons exemplos de bons fighting games (ainda há pouco a Arc System Works nos trouxe o excelente Dragon Ball FighterZ) e Dissidia Final Fantasy NT é decerto um dos piores spinoffs a saírem de uma série tão maravilhosa quanto Final Fantasy.

Para quem quer um crossover condigno no mundo de Final Fantasy sempre pode apostar no excelente Theatrythm Final Fantasy: Curtain Call para 3DS, que continua a prestar um bom fan service sem seios como Dissidia, mas é um jogo bastante bom. Dissidia Final Fantasy NT é apenas aquela coisa que devem comprar se perceberem que aquela nota de 50€ está a mais na vossa carteira e com os infelizes casos de incêndios em Portugal não se arriscam a pegar-lhe fogo.