Estamos em plena época de transição de ano lunar, amanhã dia 16 entra o Ano do Cão de Terra. Acabando hoje o Ano da Galinha de Fogo. Antes de prosseguir com as previsões para este ano novo, feitas pelo grande e sábio Professor Machadonga vamos rever este último ano.

O Ano da Galinha, como todos os anos foi óptimo para jogos, tal como o Professor tinha dito que ia acontecer. Legend of Zelda: Breath of the Wild, Horizon: Zero Dawn, Injustice 2, e acima de tudo a Nintendo Switch foram sucessos avassaladores. A Switch até teve mais sucesso do que previsto porque o ano foi completamente dominado por eles.

Infelizmente algumas coisas não são possíveis de prever, algumas positivas e outras não: Super Mario Odyssey deu à Nintendo um segundo grande título do ano e arrebatou muitos corações e opinião generalizada de ser dos melhores de sempre, Gorogoa veio do nada para surpreender tudo e todos, e Dragon Ball FighterZ fechou bem o ano das grandes franquias. Com alguma pena, mas não muita, Sea of Thieves, Shenmue 3 e Red Dead Redemption 2 foram adiados, que se for para sairem como deve ser ninguém se vai queixar, e Mass Effect Andromeda e Friday 13th… bem… calhou cocó.

O Ano do Cão de Terra.

Os  13 meses lunares cobertos pelo Cão não costumam ser tão bons como os que estão debaixo do galináceo. Não quer dizer que não tenham sido lançados bons jogos em anos anteriores mas quando os há, no geral são poucos.

1982

Dig Dug, Donkey Kong Jr. e E.T. The Extraterrestrial

Havia um cão no E.T. não havia?

1994

Donkey Kong Country, Final Fantasy VI, Super Metroid, U.F.O. Enemy Unknown e Jagged Alliance

2006

Okami e Neverwinter Nights 2

Cão… Lobo… é tudo a mesma coisa

Previsões para 2018 (de meados de Fevereiro até início de Fevereiro de 2019)

O Ano do Cão de Terra é um óptimo ano para mudar de jogos. Se estão interessados em mudar de plataforma, de estilo ou de e-sport, esta é a hora ideal, pois as pessoas estarão propensas a tomar decisões sensatas e favoráveis.  2018 será a época em que algumas consequências pelos seus actos passados irão transparecer, portanto todos aqueles teabags e rage quits, tal como os assists darão os seus frutos. Cada um colherá aquilo que plantou.

Por ser um período no qual as pessoas estarão sem vontade de viver uma vida social activa, pode haver grandes momentos de single player algo que se torna cada vez mais difícil no mundo dos videojogos, para sair dessa situação e não ser consumido pela tristeza, será necessária muita força de vontade ou jogos com grande massa crítica tipo PUGB ou os da moda e assim. A educação e a gentileza devem estar sempre presentes, assim como o carácter, coisas que são totalmente opostas a jogos online, mas devem tentar mudar a natureza da coisa e ser pessoas melhores na comunidade virtual e não só.

Ainda sobre a regência do Cão, o ano exigirá muitos esforços para manter a paz tanto no jogos como no amor, procurem incluir o(a) parceiro(a) nas vossas sessões pois isso ajudará bastante nas vossas relações. Uma característica bem forte do Cão é que este signo é contra o desperdício, devido a isso ponderem bem os jogos que vão comprar, não sejam hoarders, se não vão jogar logo, ou no mínimo bastante tempo, deixem para outra altura.

Cachorrinhos!

Jogos a ter debaixo de olho para o Ano do Cão de Terra

Sea of Thieves

Red Dead Redemption 2

Nintendo Labo

Spider-Man

Ni No Kuni II

Fe

Valkyria Chronicles 4

God Of War