Nem todas as ferramentas disponíveis e usadas num jogo de RPG de mesa são de uso exclusivo do DM/GM ou dos jogadores. Algumas delas podem muito bem ser usadas por ambos sem prejudicar os seus papéis e a dinâmica de jogo. As tabelas são exemplo disso.

As tabelas visam a concretizar dois objectivos que por si só estão interligados: tornar tudo mais simples e mais interessante/divertido. Simples porque conseguimos criar toda uma série de coisas como NPCs e itens só a rolar dados, e mais interessante/divertido porque abre caminho para toda uma série de novas possibilidades.

Já apresentei num artigo anterior uma tabela que uso pessoalmente para a criação de itens que uso nas minhas campanhas e que partilho na minha página pessoal do DnD Beyond (que também constam na rubrica Rola Para Loot no Rola Iniciativa), mas há muitos mais exemplos. O próprio manual Xanathar’s Guide to Everything traz toda uma série de tabelas que facilitam todos os processos de criação e mais alguns (encontros, NPCs, etc.). Para além disto, temos também outras tabelas que são usadas apenas quando sucessos e falhanços críticos têm lugar. Aqui os efeitos dependem do gosto de cada um, mas no caso dos sucessos podem incluir o acréscimo de dano, amputar um membro do adversário e até mesmo eliminá-lo com um único golpe. No lado oposto, temos o largar da arma usada, a destruição da própria, acertar num colega de equipa ou em nós mesmos.

São um elemento interessante e permitem uma outra dinâmica de jogo. É claro que não são para todos, ou melhor, talvez não o sejam na forma como se encontram. Qualquer um pode, tal como com as regras de qualquer sistema, pegar nesta ferramenta e moldá-la de forma a satisfazer melhor os seus interesses e necessidades.

Há quem defenda que a sorte é o melhor poder que se pode ter, e, nesse sentido, o que é que podemos dizer de alguém que matou um dragão com um único golpe? Mecanicamente podemos dizer que rolou um sucesso crítico seguido de um 100 num dado percentual, possibilitando assim esse mesmo resultado… mas não deixa de ser sorte no seu estado mais puro.